Hortolândia abre agendamento para aplicação de 3ª dose de vacina contra Covid

 Hortolândia abre agendamento para aplicação de 3ª dose de vacina contra Covid

Foto: PMH

Você já completou a imunização contra a COVID-19? Então, fique atento! Quem recebeu a 2ª dose há mais de cinco meses, poderá receber a 3ª dose, a chamada “dose de reforço”. A partir desta sexta-feira (19/11), a Prefeitura de Hortolândia abre o agendamento para a 3ª dose para pessoas com 18 anos ou mais. O agendamento deverá ser feito no site da Prefeitura, por meio deste LINK. O município adota a medida conforme a nova determinação divulgada nesta terça-feira (16/11) pelo Ministério da Saúde. De acordo com a nova determinação, as pessoas da faixa etária estipulada podem receber a 3ª dose após cinco meses da 2ª dose.

A ampliação da oferta da 3ª dose é feita com base em pesquisas científicas encomendadas pelo Ministério da Saúde que apontaram que a imunização com a 3ª dose feita com diferentes marcas de vacina aumenta significativamente a proteção contra a COVID-19. As pesquisas também mostraram queda na imunidade após cinco meses da 2ª dose. Inicialmente, a 3ª dose estava restrita para profissionais da saúde, idosos com idade acima de 60 anos e imunossuprimidos.

JANSSEN


A Secretaria de Saúde ressalta que ainda aguarda orientação do governo estadual sobre a aplicação da 2ª dose para pessoas que foram imunizadas com a vacina da Janssen.

MEGAVACINAÇÃO

O Ministério da Saúde ainda determinou a realização da campanha Megavacinação para estimular que pessoas faltantes com a 2ª dose completem o esquema vacinal. A campanha será neste sábado (20/11).

A Prefeitura de Hortolândia ressalta que a campanha vem ao encontro à vacinação de 2ª e 3ª doses que o município já tem feito em finais de semana e feriados. Em Hortolândia, a vacinação de 2ª e 3ª doses neste sábado (20/11) será feita somente no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, no horário das 8h às 15h30.

Para quem for receber a 2ª dose é necessário levar documento com foto, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o comprovante da 1ª dose. Já os adolescentes com comorbidades ou não devem ir acompanhados de pai, mãe ou responsável. Os adolescentes também podem receber a 2ª dose desacompanhados. Para isso, é preciso levar o termo de autorização assinado por pai, mãe ou responsável. O termo está disponível nas UBSs ou pode ser baixado no site da Prefeitura, no link para o agendamento (CLIQUE AQUI).

A Secretaria de Saúde reforça a orientação que os idosos podem receber a 3ª dose somente cinco meses após a 2ª dose. No dia da vacinação, os idosos devem levar os comprovantes de vacinação da 1ª e 2ª doses. Caso o idoso tenha sido vacinado com a 1ª ou a 2ª dose fora de Hortolândia, ele deverá apresentar comprovante de residência deste ano e CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Para receber a 3ª dose, os pacientes imunossuprimidos devem seguir o intervalo de 28 dias entre a 2ª dose. No dia da vacinação, os imunossuprimidos devem levar o comprovante da 2ª dose, CPF e comprovante da doença. Já os profissionais da rede particular de saúde e de educação (redes particular e pública) devem apresentar algum documento que comprove sua atuação na área. Os profissionais de educação que trabalhem em outro munícipio, deverão apresentar comprovante de residência.

As informações são da Prefeitura de Hortolândia.
Leia também: Setransp interdita trecho da Av. Milton Christini em Campinas por nove dias

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *