Hortolândia abre novas avenidas para desafogar Emancipação e Trevo da EMS

 Hortolândia abre novas avenidas para desafogar Emancipação e Trevo da EMS

As obras das novas avenidas realizadas pela Prefeitura de Hortolândia por meio do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) vão melhorar o trânsito em toda a cidade, garantindo mais desenvolvimento em diversas áreas. Um dos principais reflexos da melhoria no sistema viário será sentido na avenida da Emancipação, que é atualmente a principal entrada da cidade. Com o direcionamento do fluxo de veículos para outras regiões, o trânsito nesta via irá fluir de maneira mais ágil, acabando com os gargalos em horários de pico.

Entre as obras que vão colaborar para aliviar o trânsito na Emancipação está o prolongamento da Estrada do Panaíno. A obra, já em andamento, prevê mais de dois quilômetros de via duplicada e asfaltada, desde a rua marginal da Emancipação até o Jd. Novo Ângulo, próximo do Corredor Metropolitano Noroeste. Esta intervenção, prevista para ficar pronta no início do próximo ano, será complementada com a construção de uma nova rua no Jd. Santa Clara do Lago, na área atrás do Hospital Municipal, ao lado da Havan, via que cruzará a Av. da Emancipação, sentido estrada do Panaíno. Esta obra também já começou.

“O motorista que está nesta região do Jardim Santa Clara conseguirá seguir para Campinas pelo Corredor Metropolitano. Para isso, ele vai acessar a Estrada do Panaíno em direção ao Jd. Novo Ângulo, encurtando o trajeto e diminuindo os veículos que saem da cidade pela Emancipação, desafogando o trânsito na avenida”, exemplificou o secretário de Planejamento Urbano e Gestão estratégica, Carlos Roberto Prataviera Junior.


Outras duas obras que vão impactar positivamente na avenida da Emancipação começarão nos próximos dias. São elas: viário do Jd. Santa Fé, que ligará a rua Bolívia, no Jardim Santa Clara do Lago II, à rua Wesley Dias Rodrigues, no Jardim Nova Alvorada, numa extensão de cerca de 1.320 quilômetros; e viário do Jd. Novo Cambuí, desde a avenida Joaquim Martarolli, no Parque Gabriel, até a Rua Sete do Jardim das Figueiras, em 1,5 quilômetros de novo trecho asfaltado. Nesta última intervenção haverá, ainda, uma ponte para travessia sobre o Lago da Fé, facilitando a mobilidade entre a região do Jd. Novo Cambuí e o Parque Gabriel.

“Neste caso, vamos conseguir direcionar o fluxo de veículos das avenidas Olívio Franceschini e Emancipação para o novo viário, desde o Jd. Novo Cambuí, passando pelo Parque Gabriel e seguindo pelo Jd. Nova Alvorada até a região do Santa Clara”, explicou Prataviera Junior.

Ciclovia, iluminação e paisagismo

As principais avenidas de Hortolândia terão um visual mais bonito e harmonioso com as obras do PIC. As intervenções previstas abrangem troca da iluminação por lâmpadas LED, implantação de projetos diferenciados de paisagismo nas avenidas de maior circulação, além de reestruturação viária com implantação de ciclofaixas nos novos trechos construídos, conjunto de ações que garantirão um trânsito mais seguro e eficaz.

As informações são da Prefeitura de Hortolândia.

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *