Hortolândia promove vacinação contra Covid sem agendamento neste final de semana

 Hortolândia promove vacinação contra Covid sem agendamento neste final de semana

Foto: PMH

As famílias têm um compromisso de saúde importante para este fim de semana. Levar suas crianças de 5 a 11 anos para serem imunizadas contra a COVID-19. Neste sábado (29/01), a Prefeitura de Hortolândia fará vacinação, sem agendamento, para crianças de 5 a 11 anos na UBS (Unidade Básica de Saúde) Novo Ângulo, que fica na rua Edézio Vieira de Moraes, 146. De acordo com a Secretaria de Saúde, serão disponibilizadas 400 doses.

Neste sábado também haverá vacinação de 1ª, 2ª e 3ª doses, sem agendamento, para crianças a partir de 12 anos, adolescentes, jovens e adultos. A vacinação desses públicos será na UBS Santiago, localizada na rua Projetada, 100. Serão disponibilizadas 1.000 doses. A vacinação nas duas unidades será das 8h às 15h30.

CRIANÇAS


As crianças deverão ir acompanhadas de pai, mãe ou responsável. É necessário apresentar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) da criança e comprovante de endereço. Caso a criança ainda não tenha o documento, a Secretaria de Saúde orienta para que a família ou o responsável providencie a emissão do documento da criança em alguma das agências dos Correios da cidade. O documento também pode ser feito pela internet no site do Poupatempo (CLIQUE AQUI). O pai, mãe ou responsável da criança deverá apresentar Carteira de Identidade (RG) ou algum documento com foto.

No caso das crianças com comorbidade ou deficiência, será necessário apresentar laudo que comprove a comorbidade ou a deficiência da criança, com o número do CRM (Conselho Regional de Medicina) do médico que a atende. A lista de comorbidades das crianças é a mesma da dos adultos e pode ser consultada no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

Caso a criança compareça acompanhada de adulto, que não seja pai, mãe ou responsável, ela deverá apresentar o termo de autorização para ser vacinada. O termo deverá ser assinado por pai, mãe ou responsável. O termo está disponível no site da Prefeitura para ser baixado neste LINK. O termo também está disponível em versão impressa nas UBSs da cidade.

A Secretaria de Saúde ainda solicita para que o acompanhante leve a carteira de vacinação da criança para verificar se a carteira está atualizada. Caso a criança tenha recebido alguma outra vacina há poucos dias, a criança somente será imunizada contra a COVID-19 após o intervalo de 15 dias.

A Secretaria de Saúde reforça a solicitação para que a criança venha com apenas um acompanhante para evitar aglomeração na unidade na hora da vacinação.

Caso a criança apresente reação adversa à vacina pediátrica, a Secretaria de Saúde orienta para que ela seja levada aos serviços públicos de urgência e emergência da cidade. As famílias podem consultar informações sobre a vacinação infantil no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

ADULTOS

Para as pessoas que forem receber a 2ª ou 3ª doses, a Secretaria de Saúde salienta que o intervalo da 1ª para a 2ª dose para quem recebeu a Coronavac é de 28 dias. Quem recebeu a AstraZeneca, o intervalo é de 8 semanas. Já para quem foi imunizado com a Pfizer, o intervalo da 1ª para a 2ª dose é de 21 dias para adultos e de 8 semanas para adolescentes. Para quem recebeu a 1ª dose da Janssen, o intervalo para a dose de reforço é de 2 meses. Já o intervalo da 2ª para 3ª dose para todas as vacinas, com exceção da Janssen, é de 4 meses. Para quem é imunossuprimido, o intervalo da 2ª para a 3ª dose é de 28 dias.

Quem for receber a 1ª dose tem que apresentar Carteira de Identidade (RG) ou algum documento com foto, CPF e comprovante de endereço.

Já para quem for receber a 2ª ou a 3ª doses, é necessário levar o comprovante de vacinação, Carteira de Identidade (RG) ou algum outro documento com foto e CPF. Os adolescentes podem receber a 2ª dose desacompanhados de pai, mãe ou responsável.

As informações são da Prefeitura de Hortolândia.
Leia também: Presidente do Sindicato dos Rodoviários é executado na porta de casa

Outras notícias