IMA, Google e Prefeitura de Campinas fecham parceria para transformação digital

 IMA, Google e Prefeitura de Campinas fecham parceria para transformação digital

Foto: PMC

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, e o presidente da Informática de Municípios Associados (IMA), Elias Tavares, anunciaram nesta sexta-feira, 27 de maio, parceria para desenvolvimento de sistemas com o Google. Estima-se que o modelo de negócio vai movimentar R$ 110 milhões nos próximos quatro anos. A informação sobre a assinatura do contrato foi divulgada em transmissão ao vivo pelas redes sociais nesta tarde. A Secretaria Municipal de Educação será beneficiada com o primeiro contrato do acordo de cooperação, com cerca de 40 mil contas de um pacote de sistemas da gigante mundial de tecnologia.

“Acredito que é um passo importante para o setor público. Temos consciência que o setor privado está mais avançado que o público. Não podemos aceitar mais essa diferença”, disse o prefeito Dário Saadi. “Acho que a IMA ganha muito, a Prefeitura avança bastante em tecnologia. Isso vai ser muito importante para a cidade e para o sistema educacional”, comentou o vereador Arnaldo Salvetti, que participou da transmissão representando a Câmara Municipal. Esteve presente também o diretor executivo do Google, Carlos Henrique Poço.

O acordo tem como principal finalidade estabelecer condições comerciais mais favoráveis na aquisição de mais de dois mil produtos/serviços para a IMA. É importante ressaltar que o Google não comercializa diretamente seus produtos/serviços. Para isso, utiliza empresas parceiras.


“A partir de hoje, a IMA inicia os acordos de cooperação feitos com as grandes empresas que têm as melhores soluções tecnológicas do mundo, e começa pelo Google. Já conversamos com outras empresas também, mas iniciamos pelo Google que vai nos colocar em uma situação estratégica para atender a Prefeitura e a população de Campinas”, explicou o presidente da IMA, Elias Tavares.

A IMA poderá contratar os serviços/produtos com descontos da seguinte forma: o Google apresenta uma planilha de preços com desconto da fabricante, com condições mais favoráveis do que o preço comum de varejo. “As customizações vão expandir os negócios em relação aos potenciais clientes. A IMA quer chegar a todos os municípios com a tecnologia que já aplicamos em Campinas. E a característica da nuvem Google vai permitir isso”, explicou Rodolfo de Santi, diretor de Inovação e Desenvolvimento da IMA.

Outro ponto importante é a oferta de treinamentos e certificações à equipe técnica da IMA, por meio de parceiros Google. Desse modo, os serviços prestados pela IMA aos seus clientes receberão um incremento de qualidade e eficiência.

O novo modelo de negócio é fundamentado na Lei 13.303/16, que permite acordos e parcerias estratégicas comerciais entre empresas estatais e privadas. As tratativas iniciaram-se em 2021, por iniciativa da IMA, passando por um período de amadurecimento até culminar a assinatura e operacionalização do acordo, que tem duração de 48 meses.

Transformação digital

O acordo permitirá à Prefeitura de Campinas levar o governo aos municípes de maneira mais ágil, a partir da transformação digital da infraestrutura dos serviços prestados. É a chamada Transformação Digital 3I: Inclusiva, Inovadora e Inteligente.

A Prefeitura partiu das seguintes necessidades internas e para atendimento: acesso à tecnologia atualizada; serviços em tecnologia da informação adequados à realidade das Secretarias e da população; gerenciamento de dados, informações e sistemas; agilidade e eficiência em soluções tecnológicas. Para atender essas demandas, estão previstos o desenvolvimento de competência em cidade inteligente, a atualização tecnológica hardware e software, e a infraestrutura para os aplicativos.

As soluções IMA-Google para a Prefeitura de Campinas terão as seguintes características: eficiência e agilidade na entrega de soluções da IMA para a Administração Pública, baseadas na tecnologia desenvolvida e atualizada pelo Google; customização e gerenciamento das soluções pela IMA, maior especialista em gestão tecnológica para a Administração Pública do interior de SP; equipe técnica da IMA altamente capacitada e especializada, com treinamento e certificação Google; atualização tecnológica das soluções para atendimento às demandas da população; ampliação do portfólio da IMA para modernização da Administração Pública; custo compatível com o mercado em razão dos descontos estabelecidos no acordo.

Educação

A Secretaria Municipal de Educação, que já utiliza ferramentas e equipamentos Google (são mais de 30 mil chromebooks, contas de e-mail, editor de texto, entre outros), será beneficiada nesta primeira fase da parceria.

Acordo prevê a contratação de mais 40 mil contas do Workspace do Google, contendo acesso às ferramentas E-mail, Chat, Meet, Calendar, Drive para armazenamento de arquivos digitais; e Docs, Sheets, Slides, Forms e Sites; painel de administração para gerenciamento de usuários e configuração dos serviços da plataforma, controles de segurança e privacidade, domínio personalizado, funcionamento via web-browser e aplicativos para dispositivos Android e iOS; e suporte online 24×7, por intermédio dessa nova parceria.

“Estou feliz com esse acordo porque já são parceiras, IMA e Google. Ambas foram fundamentais no período de pandemia. A IMA foi responsável por criar todas as contas para os alunos e ainda dar o suporte para o atendimento. Pensar que essa parceria está melhorando é motivo de muita alegria”, comentou Juliana Espósito de França, vice-diretora Educacional de Campinas.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Implante dentário foi um dos termos mais buscados no Google

Outras notícias