Inscrições para oficinas culturais de setembro serão abertas na segunda, dia 23/08

 Inscrições para oficinas culturais de setembro serão abertas na segunda, dia 23/08

Serão abertas nesta segunda-feira, 23 de agosto, as inscrições para as oficinas culturais que serão realizadas em setembro. A iniciativa é da Poiesis Organização Social de Cultura e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com o apoio da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas.

As oficinas serão on-line, gratuitas, e para participar é preciso fazer inscrição. As vagas são limitadas. Confira abaixo a programação e o link para cada oficina.

PALESTRA: NARRATIVAS PSICO-HISTÓRICAS – ESCRITA E ATUAÇÃO CRIATIVA
Coordenação: Patrícia Teixeira
Turma A – 9 de setembro, das 18h às 21h
Turma B – 14 de setembro, das 14h às 17h
100 vagas por turma
Inscrições: 23 de agosto a 2 de setembro
Seleção: primeiros inscritos
Público alvo: Atores, atrizes, encenadores, dramaturgos, roteiristas, artistas em geral, psicólogos, pedagogos. Outros profissionais com interesse em auto-conhecimento.
Link de inscrição: https://forms.gle/qUWjmbvRNRwrJbzF7


Nesse encontro, serão apresentadas as ideias centrais de uma técnica expressiva de escrita e atuação criativa, na qual se utiliza a estrutura dos conceitos do teatro épico de Bertolt Brecht e a leitura da psicologia junguiana, com o objetivo de ampliação simbólica do processo artístico.

PALESTRA: O PALHAÇO, A EXPECTATIVA E O ERRO!
Coordenação: Kayê Conforto e Henrique Caponero
Data e horário: 10 de setembro, das 14h às 16h
100 vagas
Inscrições: 23 de agosto a 2 de setembro
Seleção: Primeiros inscritos
Público-alvo: Atores, educadores, cuidadores/responsáveis por crianças, pesquisadores da linguagem do palhaço e público geral interessado no assunto, a partir de 16 anos
Link para formulário: https://forms.gle/vHpBKL7os142CV4H8

A palestra aborda a forma como o erro é visto em nossa sociedade e, principalmente, a importância dele no processo de aprendizagem, estabelecendo sua relação com a linguagem do palhaço e as formas de humor.

OFICINA: PRINCÍPIOS DA COORDENAÇÃO MOTORA APLICADOS À DANÇA
Coordenação: Anderson Gouvêa
Turma A – 13, 15, 20 e 22 de setembro, das 18h às 20h
Turma B – 21, 23, 28 e 30 de setembro, das 18h às 20h
30 vagas por turma
Inscrições: 23 de agosto a 2 de setembro
Seleção: Análise da ficha de inscrição
Público alvo: destinado ao público em geral acima de 16 anos para interessados em conhecer, investigar ou aprofundar sua relação com o corpo e com a dança criativa.
Necessidades: local em que o participante possa deitar no chão.
Link de inscrição: https://forms.gle/cvTCn6wq9sKx5xq18

Prática de dança contemporânea com foco na consciência corporal e na coordenação motora proposta por Suzanne Piret e Marie Madeleine Béziers, visando desenvolver a consciência de si e a percepção do corpo no espaço, promover o conhecimento do sistema ósseo por meio da coordenação motora, desenvolver habilidades e a autonomia do ser criativo que dança. A oficina terá acompanhamento ao vivo com a musicista Renata Espoz.

OFICINA: VALOR CULTURAL, ENGAJAMENTO E COMUNICAÇÃO PARA PROJETOS, PROGRAMAS E AÇÕES CULTURAIS
Coordenação: Karina Poli
Turma A – 15, 17 e 22 de setembro, das 10h às 12h
Turma B – 23, 28 e 30 de setembro, das 14h às 16h
50 vagas por turma
Inscrições: 23 de agosto a 2 de setembro
Seleção: Análise da Ficha de Inscrição
Público alvo: Gestores Culturais, funcionários de instituições culturais, artistas, produtores, pequenos empresários e público interessado em gestão cultural e políticas culturais.
Link de inscrição: https://forms.gle/qe5gDVvN8xzBFKUb6

O curso pretende apresentar o conceito de valor cultural considerando sua definição, características e processos de atribuição. Procuraremos mostrar de que forma as lógicas simbólicas do valor cultural são estabelecidas usando como base a apresentação dos conceitos de capitais culturais (conhecimento) e capitais sociais (networking) que determinam a construção de capital simbólico (reputação, prestígio, fama). Procuraremos demonstrar, também, como os agentes culturais estabelecem trocas não monetárias e dinamizam os seus processos de engajamento com as redes de produção e audiências. Ao final, pretende-se apresentar ferramentas de comunicação do valor cultural com o objetivo de promover o engajamento e as trocas entre agentes culturais e audiências.

MODERNISTAS NO ESTADO: UMA CONVERSA SOBRE CULTURA E PODER PÚBLICO
Coordenação: Vera Cardim
Datas e horários:
Turma A: 16 e 17/9, das 14h às 16h
Turma B: 21 e 23/9, das 18h às 20h
30 vagas por turma
Inscrições: 23 de agosto a 2 de setembro
Seleção: análise da ficha de inscrição
Público-alvo: Estudantes, educadores e interessados no tema, a partir de 16 anos.
Link para o formulário de inscrições: https://forms.gle/XoguPVetD1535bFo6

Jovens protagonistas do movimento Modernista – como Mário de Andrade, Sérgio Milliet e Rubens Borba de Morais – foram, anos depois, fundamentais para a gestão de políticas públicas na área da cultura. A atividade propõe um diálogo sobre esses personagens intelectuais, artistas e gestores públicos, sobre o fazer cultural e o papel do Estado.

PALESTRA: O LIVRO (DE ARTISTA) COMO POSSIBILIDADE POÉTICA
Coordenação: Fabíola Notari
Data e horário: 16 de setembro, das 18h às 21h
25 vagas
Inscrições: 23 de agosto a 8 de setembro
Seleção: primeiros inscritos
Público alvo: Educadores, artistas visuais, designers, produtores culturais, etc.
Link do formulário: https://forms.gle/3VgfAh8S9Euao9MBA

Esta palestra é voltada para o público interessado tanto no universo do livro e da literatura quanto na teoria e prática das artes visuais e suas imagens. Nela entenderemos como há o diálogo entre esses dois universos, observando e analisando exemplos interessantes da arte contemporânea.

PALESTRA: FORMAÇÃO DE PÚBLICO DE DANÇA E MÚSICA
Coordenação: Isaíra Oliveira
Data e horário: 17 de setembro, das 14h às 17h
100 vagas
Inscrições: 23 de agosto a 8 de setembro
Seleção: primeiros inscritos
Público Alvo: Acima de 16 anos, com interesse na área de produção cultural.
Link do formulário: https://forms.gle/GtLbd3cWNPsHHqJt9

A palestra apresenta pesquisas em shows de música e espetáculos de dança, bem como quem são os profissionais de bastidores de shows e programadores de dança e suas influências na formação do espectador. Além disso, elenca características do ambiente e seus serviços, diferenças e similaridades do público de música e de dança.

OFICINA – LEITURA COLETIVA: COMO CRIAR UM CLUBE DE LEITORES
Coordenação: Renata Cirilo
Datas e horários: 22 e 24 de setembro, das 14h às 16h
50 Vagas
Inscrições: 23 de agosto a 8 de setembro
Seleção: análise da ficha de inscrição
Público-alvo: bibliotecários, gestores culturais, educadores e interessados em geral
Link do formulário: https://forms.gle/KQawR6SgynF1Mpor8

Como transformar leituras individuais em encontros coletivos, estimulando o hábito de ler e a troca de impressões e interpretações a partir da obra literária. Esta oficina discutirá os caminhos para criação e produção de clubes de leitura: desde a proposição de um tema ou título, mediação, organização e direitos autorais.

PALESTRA: A GLOBALIZAÇÃO DA ARTE E A REITERAÇÃO DO EXOTISMO COLONIAL
Coordenação: Cadu Gonçalves
Data e horário: 27 de setembro às 18h
40 vagas
Inscrições: 1º a 19 de setembro
Seleção: Primeiros inscritos
Link do formulário: https://forms.gle/KWwssgqCtQqy5DKe8

O encontro propõe a reflexão sobre a utilização da arte como ferramenta de colonialismo frente à diminuição de diversas narrativas imagéticas fora do eixo E.U.A-Europa, abordando também as falácias de exposições de grande porte que visam a globalização da arte, mas que transformam esses pensamentos e artistas em novos objetos de estudo etnográfico, a exemplo de “Os mágicos da terra” exposição de 1989 ocorrida na França.

PALESTRA: “O PAI DA MENINA MORTA” E SUAS (MUITAS) FORMAS DE NARRAR NA CONTEMPORANEIDADE
Coordenação: Felipe Souza
Data e horário: 29 de setembro das 18h às 20h
40 vagas
Inscrições: 1º a 22 de setembro
Seleção: Primeiros inscritos
Público Alvo: Acima de 16 anos, interessados em literatura em geral.
Link do formulário: https://forms.gle/8z9uaNTMGrBTp7ez9

A partir da discussão do romance “O pai da menina morta” (Todavia, 2019), de Tiago Ferro, obra marcada por uma narrativa não-linear e formada por uma multiplicidade de linguagens e registros narrativos (fragmentos de cartas, listas, diários, verbetes de enciclopédia, entre outros), será traçado um panorama da literatura brasileira contemporânea. Serão destacadas suas principais características, com ênfase nas obras que se valem de procedimentos narrativos que rompam com a linearidade e com a unicidade de vozes do romance tradicional.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
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