Janeiro teve sete bairros de Campinas contemplados por melhorias viárias

 Janeiro teve sete bairros de Campinas contemplados por melhorias viárias

Foto: PMC

Nos primeiros dias de janeiro, sete bairros do município receberam trabalhos de reforço da sinalização viária realizados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Foram contempladas diversas vias dos bairros Vila Francisca, Parque Cidade, Vila Georgina, Jardim Amazonas, Jardim Paranapanema, Bonfim e Centro.

“Temos intensificado as ações de engenharia de tráfego e sinalização viária, sempre com foco na prevenção de acidentes. São trabalhos que também transformam a paisagem urbana, especialmente no entorno de pontos de interesse, como escolas e postos de saúde”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

No Núcleo Residencial Vila Francisca, no Distrito de Nova Aparecida, dez vias que haviam recebido requalificação asfáltica tiveram a sinalização horizontal renovada, incluindo faixas de pedestres, sinalização de parada obrigatória (PARE), lombadas, linhas de retenção e contínuas. Os trabalhos foram iniciados em dezembro e concluídos na última quinta-feira, dia 13. Foram contempladas as vias Renato Mendonça, Antônio Pereira de Souza, Messias Lima dos Santos, José Reinaldo de Souza, Mário Fornazieri, José Bispo Rodrigues, Romildo Venâncio de Goes, Laércio Moraes Silva, Valdir Honorato e Luiz Henrique Camilo.


Para garantir mais segurança na circulação da comunidade escolar, o entorno dos Centros Municipais de Educação Infantil “Professora Maria Célia Pereira” e “Adão Emiliano” recebeu oito rampas de acessibilidade, faixa de pedestres, lombada e sinalização horizontal e vertical para embarque e desembarque de alunos. As unidades escolares ficam na Rua Armando Antônio D’Otaviano, no Parque Cidade.

Já no Jardim Amazonas, seis vias receberam nova pintura das faixas de pedestres, sinalização de parada obrigatória, linhas contínuas e de retenção. O reforço da sinalização começou em dezembro e foi finalizado no início deste mês, nas vias Felipe Camarão, Agnaldo Macedo, Pindaguaçu, Clara Camarão, Kokira e Piragibe. Também na região Sul da cidade, a Fundação Casa Rio Amazonas, que fica na Vila Georgina, recebeu faixa para travessia de pedestre.

Na Rua Serra das Betanias, no Jardim Paranapanema, a Emdec revitalizou, nesta semana, a sinalização de solo das faixas de pedestres, lombadas e linhas de retenção, além de implantar vaga de parada rápida próximo ao templo religioso existente no local.

No bairro Bonfim, a sinalização de solo existente (linhas contínuas e de retenção) foi reforçada na Rua Salustiano Penteado e no cruzamento das vias Júlio Ribeiro e Governador Pedro de Toledo. Este último ponto também recebeu uma vaga de estacionamento reservada para carga e descarga, incluindo nova sinalização vertical.

Ponto com alto fluxo de veículos e pedestres da região central, o cruzamento das avenidas Andrade Neves e Benjamin Constant recebeu reforço na pintura de duas faixas de travessia.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Morre aos 64 anos a atriz Françoise Forton, vítima de câncer

Outras notícias