Jonas Donizette admite que deverá aplicar multa em dinheiro para quem anda sem máscara em Campinas

392

O prefeito Jonas Donizette voltou atrás e deverá aplicar a multa em dinheiro em pedestres que estiverem sem máscara nas ruas de Campinas. Por enquanto estava sendo aplicada apenas uma “multa moral”.

A prefeitura disse que o pedido para a aplicação da multa em dinheiro partiu da população, o que não deixa de ser verdade, mas foi uma forma que o prefeito encontrou para não admitir que errou.

A multa moral pode ser até uma iniciativa interessante e de muito civismo, porém infelizmente não é respeitada pela população. Se fosse respeitada, todos estariam usando as máscaras nas ruas, o que não está acontecendo.

O número de pessoas sem máscara nas ruas está aumentando nos últimos dias, o que está preocupando a prefeitura. A multa para quem estiver sem máscara é de R$ 524,00.

Além disso, a prefeitura vai instalar barreiras sanitárias nos acessos ao calçadão da Rua 13 de Maio, onde as pessoas visitam desesperadamente como se o mundo fosse acabar de um dia para o outro no momento em que o comércio reabre.

Esperando que Campinas volte pelo menos para a fase laranja do plano de reabertura já amanhã, a prefeitura vai começar a perguntar porque as pessoas estão nas ruas, além de ser feita uma contagem no número de pessoas que vão descer o calçadão. Álcool em gel também será disponibilizado.

O grande erro da prefeitura foi confiar a quarentena exclusivamente na população e não agir de forma enérgica para que ela fosse cumprida de forma correta. Agora, é tarde demais.

Da Redação ODC.
Fonte: G1
Leia também: Rapaz escala paredes de hospital para visitar mãe internada com novo coronavirus