Jovem espalha falsa notícia de contaminação por coronavirus e é preso nos Estados Unidos

97

Um jovem americano fez um falso alerta de contaminação pelo novo coronavirus e acabou indo parar na cadeia após causar pânico na comunidade onde reside.

Michael Lane Brandin postou no Facebook que estava com o vírus e que a contaminação tinha sido via aérea. Muitos amigos mandaram mensagem de apoio, mas foram informados que se tratava de uma mentira.

Ainda era começo de março e não estavam em andamento medidas restritivas de circulação e faltavam informações precisas sobre a enfermidade.

O problema é que a notícia correu rapidamente o condado de Tyler, no Texas. As pessoas passaram a ligar para o hospital local perguntando se o fato era verídico.

Diante disso, a Polícia local pediu para Michael escrever que se tratava apenas de um experimento social para saber a reação das pessoas diante de um fato e a rápida propagação dela.

Michael fez isso mas o boato era tão grande que um juiz local decretou sua prisão. Ele acabou se entregando e pagou uma fiança de 1 mil dólares. Mesmo com o pagamento ele teve que passar a noite na prisão pois o juiz chegaria só no dia seguinte.

Em meio a isso ele acabou perdendo o emprego, o plano de saúde e não pode mais iniciar seu programa de mestrado por falta de dinheiro. A ideia de Michael foi provar que as fake news realmente correm muito rapidamente. E provou.

Da Redação ODC.

Fonte: BBC

Leia também: Robôs espalham fake news sobre fim da quarentena em várias cidades; Veja como identificar a mentira