Licitação dos ônibus de Campinas: O que é verdade e o que é mentira?

0
624
Foto: ODC

A licitação do transporte coletivo urbano de Campinas está mexendo com a cabeça da população. Novas linhas, ônibus elétricos, um monte de promessas e também um monte de boatos. Muita gente está espalhando inverdades sobre o processo e por isso o ODC fez um compilado das principais mentiras que foram publicadas nas redes sociais nesses últimos dias. Veja a seguir o que é verdade e o que é mentira:

1. NOVAS LINHAS VÃO COMEÇAR JÁ EM OUTUBROMENTIRA
As novas linhas que o ODC está apresentando uma a uma estão no edital, mas não quer dizer que elas realmente vão ser colocadas em prática. Não nos esquecemos que em 2005 quase nenhuma linha do edital do InterCamp foi implantada. A maioria das linhas são colocadas no edital para que as empresas interessadas tenham uma ideia de como será o sistema, mas isso pode e provavelmente vai sofrer alterações ao longo do tempo. Se a prefeitura for colocar todas as linhas em operação, no mínimo isso deverá começar a acontecer apenas no ano que vem.

2. EXPRESSO CAMPIBUS ESTÁ FORA DA LICITAÇÃOMENTIRA
A empresa da área vermelha que opera na região do Padre Anchieta e Jardim Florence poderá sim participar do processo. A informação apurada pelo ODC é a de que ela não teria mais interesse em permanecer na cidade, mas isso não significa que não participará da licitação. Se a empresa achar interessante as novas linhas, poderá sim apresentar uma proposta e ficar.

3. EDITAL ESTÁ DIRECIONADO PARA A VB GANHARMENTIRA
Fizemos uma série de comparações com este edital em relação ao de 2005 e se houvesse um direcionamento, o de 2005 estaria mais voltado para isso, o que nem isso aconteceu. Várias exigências diferenciadas estão colocando todas as empresas em igualdade de disputa, por sinal um item que é exigência da Justiça, que determinou a realização dessa licitação.

4. SANCETUR, DE MARQUINHO CHEDID, VAI ASSUMIR A NOVA ÁREA 2MENTIRA
Um forte boato corre diz respeito à Sancetur/SOU, que estaria interessada na área 2 – Laranja, onde está parte das linhas de Souzas. Pode até ter interesse, mas isso não quer dizer que ela vai ganhar ou que já está certo para ela assumir lá. Não há absolutamente nada definido até o dia 16 de outubro, quando os envelopes serão abertos, caso não haja nenhuma decisão judicial antes que impeça.

5. ÔNIBUS COM AR CONDICIONADO DA VB ESTÃO PARADOS ESPERANDO A NOVA LICITAÇÃOMENTIRA
Há gente dizendo que os carros com ar condicionado da VB3 estão parados pois já vão receber a nova pintura e vão circular apenas no novo sistema. A empresa nem sabe se vai ficar, como iria ficar com os carros parados por meses? Os carros estavam parados apenas aguardando o selo de autorização da Emdec, o que já aconteceu e nos próximos dias vão para as ruas.

6. TERMINAIS BARÃO GERALDO, OURO VERDE E CAMPO GRANDE SERÃO ABERTOS EM OUTUBROMENTIRA
Os três terminais serão abertos apenas após a finalização do processo licitatório, que deverá acontecer até dezembro.

7. NOVAS LINHAS VÃO SUBSTITUIR AS ANTIGASVERDADE
Se forem realmente implantadas, as novas linhas vão entrar no lugar das atuais. A maioria delas são iguais, mudando apenas o número, como o ODC já está mostrando.

8. ÔNIBUS DA ÁREA BRANCA JÁ ESTÃO CHEGANDO – MENTIRA
Como está no edital, a tal “área branca” apenas com veículos elétricos, vai ser implantada apenas 18 meses após o início do novo sistema, ou seja, se não houver nenhuma contestação judicial, a implantação deverá ter início a partir de março de 2021. Qualquer coisa antes disso, é mentira.

9. ATUAIS EMPRESAS PODERÃO PERMANECER NA CIDADE E NO NOVO SISTEMA – VERDADE
Se as atuais empresas não tiverem nenhuma limitação e estiverem de acordo com o que é exigido no edital, poderão sim participar e caso vençam, assumirão as novas linhas. E uma empresa poderá participar da licitação de mais de uma área operacional, ou seja, poderemos ter uma mesma empresa operando em mais de uma cor.

10. EMPRESAS ESTÃO SEGURANDO ÔNIBUS NOVOS PARA PINTÁ-LOS NO NOVO PADRÃOMENTIRA
Lembram do InterCamp em 2005? Os primeiros ônibus pintados no novo padrão foram da Viação Morumbi, que iniciou a operação antes do processo. Desta vez, o novo sistema entrará apenas com as novas empresas, ou seja, de acordo com o edital, se for surgir algum ônibus com a nova pintura, será no mínimo no final de dezembro.

Qualquer dúvida a respeito da licitação, enviem uma mensagem para nós ou deixe um comentário e vamos esclarecendo sempre que possível.

Da Redação ODC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui