Lista de itens que você deve considerar antes de comprar um imóvel em Campinas

 Lista de itens que você deve considerar antes de comprar um imóvel em Campinas

Créditos da imagem: Freepik

Confira o nosso checklist e descubra os principais fatores a serem analisados durante a aquisição de um imóvel.

Além de toda a sensação de conquista e satisfação pessoal, a compra de um imóvel em Campinas pode envolver um longo financiamento. Por isso, é preciso analisar alguns fatores a longo prazo na hora de definir o lugar para passar grande parte da sua vida.
Atualmente, as possibilidades de empreendimento são muitas, por isso, pesquise com calma, estabeleça alguns critérios e não tome nenhuma decisão precipitada. Afinal, essa escolha, para ser realmente assertiva, precisa ter muita calma e cautela.
Quer saber mais? Então, siga com a gente e confira abaixo os principais aspectos que envolvem a compra de um imóvel.

Localização

  1. Antes de mais nada, é preciso estar atento à localização de uma propriedade. Por isso, assim que algum imóvel despertar o seu interesse, ande pela região ao redor dele e verifique as opções de mercados, padaria, farmácias, hospitais, pet shops, etc. Além disso, verifique o nível de segurança do local e, se possível, converse com alguns moradores do bairro para ficar por dentro das maiores características da região.
    Não se esqueça de observar fatores como trânsito, qualidade das vidas e tempo de deslocamento da propriedade até o seu local de trabalho ou escola das crianças.
  2. Conservação
    Sem dúvidas, no caso dos imóveis novos, além do estado de conservação não ser um problema, também existe a possibilidade de acionar garantia para possíveis defeitos. Mas, se a propriedade escolhida for usada, é importante averiguar alguns fatores com atenção.
    Primeiramente, confira as instalações hidráulicas: abra todas as torneiras e chuveiros, acione todas as descargas. Depois, ligue e desligue os disjuntores e observe com cautela o estado de conservação das paredes como rachaduras ou pinturas falhadas e desgastadas. Com alguns passos simples, é possível comprar apartamento em Campinas ou casa com mais segurança.
  3. Dimensão do imóvel e visão do futuro
    Se você for uma pessoa solteira, pode achar que uma casa ou apartamento pequeno é o suficiente para você. Mas, na prática, não é bem assim. Afinal, como um financiamento pode durar muitos anos, o ideal é pensar a longo prazo. Por isso, é importante vislumbrar parte do seu futuro no momento da compra. Para isso, avalie seus objetivos nos próximos 10 anos. Pretende casar? ter filhos? adotar um pet? Chamar alguém para dividir o imóvel? Tudo isso deve ser levado em conta na hora da aquisição.
  4. Segurança
    Sem sombra de dúvidas, a segurança é um fator decisivo na hora de escolher entre as casas para vender em Campinas. Portanto, em casos de imóveis em condomínios, analise como a portaria te recebe e qual o grau de dificuldade para acessar à área de moradores. Já em bairros comuns, priorize propriedades que ofereçam itens de segurança e não se esqueça de se certificar sobre o índice de violência dos bairros.
  5. Valor das parcelas
    Por fim, após avaliar os fatores físicos e as principais características das propriedades, chega o momento de colocar na balança os aspectos financeiros. Por isso, assim que definir o lugar que será a sua futura casa, contate as principais instituições financeiras e faça as simulações das parcelas.
    Muitas vezes, os bancos mais conhecidos por oferecem juros menores não são os mais viáveis. Portanto, se você é cliente de um banco há bastante tempo e conta com uma boa linha de crédito, vale à pena conversar com o seu gerente para tentar algumas condições especiais de financiamento.

    Enfim, gostou da lista sobre os itens que você deve considerar em um imóvel antes de comprar? Se esse artigo foi útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais. Com certeza, essas informações podem ajudar muitas pessoas que estão em busca de uma propriedade!

Outras notícias