Marcopolo lança primeiro Veículo Leve sobre Trilhos com tecnologia 100% nacional

 Marcopolo lança primeiro Veículo Leve sobre Trilhos com tecnologia 100% nacional

O futuro da mobilidade urbana é multimodal, com os mais diversos meios de transporte se complementando no deslocamento diário da população. À frente dessas transformações, a Marcopolo promove o desenvolvimento contínuo de projetos e produtos, com o objetivo de garantir eficiência, rapidez e o conforto dos passageiros tanto no sistema rodoviário quanto no metroferroviário.


A Marcopolo Rail, empresa dedicada ao desenvolvimento de modais sobre trilhos, acaba de lançar o Prosper VLT. Trata-se de uma novidade que preenche uma lacuna no mercado brasileiro: um veículo leve sobre trilhos 100% nacional, o que o torna bastante competitivo no Brasil e em toda a América Latina.

O novo trem atende um mercado de grande potencial no País: de um total de 27 regiões metropolitanas com mais de um milhão de habitantes, o transporte metroferroviário estava presente em apenas 13 delas no ano de 2019, segundo dados da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANTPTrilhos). Ainda de acordo com ANTPTrilhos, há uma grande demanda pelo transporte sobre trilhos no Brasil.

O primeiro Prosper VLT circulará em uma rota turística no Sul do país, no entanto, o modelo é destinado a diferentes segmentos, como urbano e intermunicipal. A versão turismo pode ter até quatro carros e capacidade para 280 passageiros sentados.

Já o modelo urbano, também com até quatro carros, transporta até 760 pessoas. Um terceiro modelo, destinado ao mercado intermunicipal, pode ser personalizado e adaptado de acordo com as demandas dos clientes.

“Nos dois primeiros anos de operação de produção (2021 e 2022), a nossa expectativa é produzir de 60 a 100 VLTs por ano, conforme a demanda do mercado. Municípios e estados já demonstraram interesse na aquisição do Prosper VLT para projetos de mobilidade urbana e turísticos”, afirma Petras Amaral, business head da Marcopolo Next e executivo responsável pela Marcopolo Rail.

Com grande capacidade de customização, a Marcopolo Rail tem várias frentes de atuação: fabricação de People Movers, VLTs, carros de passageiros e uma divisão de Projetos Especiais para reformas e modernização de trens. A unidade industrial da Marcopolo Rail está instalada em Caxias do Sul (RS).

Marcopolo Next

A Marcopolo, uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do mundo e líder neste segmento no Brasil, investe de maneira contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções em benefício do transporte coletivo de passageiros.

Em 2019, lançou a Marcopolo Next, divisão de novos negócios voltada para a busca contínua da inovação que melhora a experiência de vida nas cidades, conectando pessoas, serviços e espaços, de maneira inteligente e sustentável.

Para atingir esse propósito, os principais compromissos firmados pela Marcopolo Next são: atrair novas gerações e usuários do transporte individual para a mobilidade coletiva; otimizar a eficiência do deslocamento coletivo e aumentar de maneira significativa o índice de integração e inclusão das pessoas nos deslocamentos urbanos.

Ainda em 2019, a Next incorporou a Marcopolo Rail, iniciando um novo ciclo de ampliação do seu portfólio, que começa com o lançamento do Prosper VLT e seguirá nos próximos anos com novas soluções em mobilidade multimodal. Afinal, seguir na direção da inovação e de novos caminhos são uma marca da Marcopolo há mais de sete décadas. Não à toa, o nome da empresa é a junção do nome de um dos maiores viajantes e desbravadores da história da humanidade: o italiano Marco Polo.

Da Marcopolo
Leia também:

Outras notícias