Milhões de pessoas poderão ter o título eleitoral cancelado por falta da biometria

748

Apesar da forte campanha e do longo prazo que está sendo dado aos eleitores, muitos ainda não fizeram o registro biométrico no cartório eleitoral mais próximo. A estimativa é de que pelo menos 15 milhões e meio de eleitores, que são obrigados a fazer o registro, ainda não o fizeram.

4577 municípios brasileiros terão eleições totalmente biométricas em 2020 e esse número de faltantes é referente a essas cidades. Em Campinas a biometria será obrigatória apenas nas eleições de 2022, porém a coleta das digitais já está sendo feita e tem causado grandes filas no Fórum do Centro.

Pelo menos 56% dos eleitores que precisam fazer o registro biométrico moram em cidades onde haverá eleição com esse método e precisam regularizar a situação. O restante mora em cidades onde o processo de coleta já acabou e tiveram o título cancelado, sendo necessário ir até o cartório eleitoral mais próximo para fazer a regularização.

Quem não fizer a biometria vai ter o título de eleitor cancelado e não poderá ter acesso a diversos serviços públicos. Por isso, mesmo que a eleição em Campinas com esse método seja apenas em 2022, é importante que os eleitores se adiantem para evitar tumultos.

Da Redação ODC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui