Moradores pedem ajuda para salvar cachorros abandonados

 Moradores pedem ajuda para salvar cachorros abandonados

Quatro cachorros presos no quintal de uma casa, sem alimentação e água, há pelo menos quatro dias, revolta e preocupa os moradores da Rua 21, no bairro Cidade Singer, em Campinas.

De acordo com a vizinhança, a dona dos animais é uma mulher, que morava ma casa de número 24 da via, mas há pelo menos um mês, ela se mudou e entregou a chave da casa para que uma vizinha fosse colocar água e comida aos animais.

Mas na última vez que foi na casa, avisou para a vizinha que não voltaria mais no imóvel e que pudesse soltar os cachorros na rua.

“A vizinha não tem coragem de abandonar os animais, mas ela não tem condições de cuidar deles. Ninguém na rua tem condições. Até então estávamos levando comida e água, mas os moradores são pobres e mal têm para a família”, disse uma vizinha que não quis ser identificada.


Na esperança de que a prefeitura fosse retirar os animais e velar para um abrigo, uma vizinha ligou no número 156 nesta semana e pediu ajuda.

Mas, em nota ao ODC, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) informou que acionou a equipe de fiscalização da Secretaria do Verde para checar a denúncia.

A fiscalização entrou em contato com a solicitante para ter mais informações sobre o caso a fim de planejar as ações que serão deflagradas.

A primeira medida a ser adotada é a autuação do proprietário para que se responsabilize pelos animais com o fornecimento de água, comida e limpeza do espaço.

“Vale lembrar que, por se tratar de propriedade privada, a Prefeitura não pode invadir o local e retirar os animais. Depois de autuado o responsável, o DPBEA continuará acompanhando o caso a fim de verificar o cumprimento das determinações e, se for o caso, tomar outras providências para garantir a segurança e bem-estar dos bichos”, citou.

Outras notícias