Na moda, placas de policarbonato são cada vez mais utilizados na construção

15

Segundo dados disponibilizados pela Abravidro, Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos, a construção civil é responsável por 80% do consumo do vidro no país – a mudança de materiais na construção de novos imóveis é um dos fatores que pode ter levado à queda de sua utilização.

O motivo? Substituição. Atualmente, há outros materiais capazes de cumprir o papel do vidro – e isso vai desde a cobertura de áreas externas a aplicação em detalhes.

Entre eles, um material possui grande destaque: policarbonato. O polímero transparente traz, junto de si muitas vantagens, entre elas resistência mecânica e leveza.

Para Brendo Bremenkamp, sócio-fundador da Casa do Serralheiro, o policarbonato é uma ótima opção por sua resistência e durabilidade. “Esse material chega a ser 250 vezes mais resistente do que o vidro canelado. Esse é um dos motivos para que seja escolhido para compor helicópteros e visores”, diz.

Além do que se vê 

O policarbonato traz, junto de si, muitas vantagens: a resistência ao amarelamento é uma delas. “Muitos derivados do plástico acabam amarelando com o tempo. Com o policarbonato isso não acontece”, aponta o especialista.

O material é leve – tem o peso até seis vezes menor do que o vidro, é isolante, permite a transmissão da luz e ainda contêm proteção Ultravioleta, prolongando sua vida útil e trazendo bem-estar para os que a utilizam.

Para finalizar, Brendo traz à tona uma vantagem de extrema importância: sustentabilidade. “Estamos falando de um material durável, reciclável e que ajuda na redução do consumo de energia elétrica”, aponta. Por conta disso, muitas empresas de consultoria ambiental sugerem o uso do material, que pode ser aplicado em construções de edifícios, indústrias e casas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui