Na moda, placas de policarbonato são cada vez mais utilizados na construção

 Na moda, placas de policarbonato são cada vez mais utilizados na construção

Segundo dados disponibilizados pela Abravidro, Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos, a construção civil é responsável por 80% do consumo do vidro no país – a mudança de materiais na construção de novos imóveis é um dos fatores que pode ter levado à queda de sua utilização.

O motivo? Substituição. Atualmente, há outros materiais capazes de cumprir o papel do vidro – e isso vai desde a cobertura de áreas externas a aplicação em detalhes.

Entre eles, um material possui grande destaque: policarbonato. O polímero transparente traz, junto de si muitas vantagens, entre elas resistência mecânica e leveza.


Para Brendo Bremenkamp, sócio-fundador da Casa do Serralheiro, o policarbonato é uma ótima opção por sua resistência e durabilidade. “Esse material chega a ser 250 vezes mais resistente do que o vidro canelado. Esse é um dos motivos para que seja escolhido para compor helicópteros e visores”, diz.

Além do que se vê 

O policarbonato traz, junto de si, muitas vantagens: a resistência ao amarelamento é uma delas. “Muitos derivados do plástico acabam amarelando com o tempo. Com o policarbonato isso não acontece”, aponta o especialista.

O material é leve – tem o peso até seis vezes menor do que o vidro, é isolante, permite a transmissão da luz e ainda contêm proteção Ultravioleta, prolongando sua vida útil e trazendo bem-estar para os que a utilizam.

Para finalizar, Brendo traz à tona uma vantagem de extrema importância: sustentabilidade. “Estamos falando de um material durável, reciclável e que ajuda na redução do consumo de energia elétrica”, aponta. Por conta disso, muitas empresas de consultoria ambiental sugerem o uso do material, que pode ser aplicado em construções de edifícios, indústrias e casas.

Outras notícias