Não há necessidade de evitar ônibus com ar condicionado por causa do coronavírus. Veja como se proteger

 Não há necessidade de evitar ônibus com ar condicionado por causa do coronavírus. Veja como se proteger

Muitas notícias falsas estão sendo espalhadas sobre o coronavirus, sobretudo no Brasil. A situação mais preocupante realmente é onde há grande concentração de pessoas, onde o vírus pode se disseminar com mais facilidade.

Uma questão que surgiu em Campinas é em relação aos ônibus com ar condicionado, pois as janelas ou são coladas ou não podem ser abertas, o que de certa forma poderia auxiliar na proliferação do vírus caso alguém contaminado embarque.

Enquanto o vírus não está circulando pelo país e tampouco por Campinas, já que os casos confirmados em sua maioria são importados, vale a pena começar a seguir alguns conselhos para que seja possível manter a boa convivência em sociedade, mas sem chilique ou pânico. Sigam alguns conselhos como esses:


1. Ao espirrar dentro de um ônibus, use o braço para tampar o rosto, e não a mão. Dessa forma, as gotículas não vão para o pega-mão. Pode-se também usar um lenço para espirrar, e depois fazer uma bolinha e jogar no lixo.

2. Ao descer do coletivo, use imediatamente um álcool em gel ou procure um local para poder fazer a higienização das mãos. Você está fazendo a sua parte, mas não sabe se os demais estão fazendo.

3. Não é necessário deixar de usar coletivos com ar condicionado. A contaminação poderá acontecer em veículos com ou sem o equipamento. O que vale é a prevenção e o bom senso de todos.

Se cada um fazer a sua parte enquanto o vírus não chega aqui, caso chegue um dia, todos já estarão com as suas defesas em dia.

Da Redação ODC.

Outras notícias