Não votou nas eleições? Você ainda tem 60 dias para justificar. Veja como fazer

 Não votou nas eleições? Você ainda tem 60 dias para justificar. Veja como fazer

Sede do TSE

Quem não votou nas eleições municipais realizadas na semana passada tem até 60 dias para fazer a justificativa da ausência para a Justiça Eleitoral.

Para justificar é necessário que exista um documento que comprove o motivo da ausência nas eleições. A requisição pode ser feita pelo aplicativo e-Titulo, pelo site https://justifica.tse.jus.br/ ou comparecendo a um cartório eleitoral mais próximo.

Para ir a um cartório eleitoral é necessário preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral no site https://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/preenchimento-online-do-rje-2013-pos-eleicao.


A justificativa do primeiro turno deverá ser feita até o dia 14 de janeiro de 2021 e a do segundo turno até no máximo no dia 28 de janeiro de 2021.

O juiz da zona eleitoral vai fazer o acolhimento da justificativa, mas poderá negar se achar o motivo inválido. Enquanto a situação não for regularizada não será possível ter acesso a serviços como tirar carteira de identidade, renovar matrícula em escola pública ou tirar passaporte.

Da Redação ODC.
Fonte: Giro 19
Leia também: Comerciantes reclamam do retorno de Campinas para fase amarela do plano de reabertura

Outras notícias