OMS declara situação de pandemia de coronavirus no mundo; Veja o que isso significa

 OMS declara situação de pandemia de coronavirus no mundo; Veja o que isso significa

O anúncio da pandemia de coronavírus feito pela Organização Mundial de Saúde durante reunião no dia de ontem, 11/03, acendeu o alerta em todo o mundo, mas o que isso significa e o que pode impactar na vida das pessoas?

A pandemia é um termo usado para indicar que o vírus já circula entre as pessoas e que está espalhado por diversos continentes. Metade dos países que tiveram casos declarados fizeram os anúncios apenas nos últimos dez dias.

Ao redor do mundo são mais de 118 mil casos com 4291 mortes. O ministro da saúde do Brasil disse que nada muda na política que o país está fazendo para conter a expansão do contágio do vírus.


A OMS ainda ressaltou que a declaração de pandemia não significa que se trata de uma emergência internacional, e sim é apenas uma mudança de descrição da situação, ou seja, que agora o vírus não vem apenas de outras fontes e que pode ser transmitido de uma pessoa para a outra.

O maior número de casos de doentes está concentrado na China, na Itália, no Irã e na Coreia do Sul. Esses países estão concentrando por enquanto 90% dos casos que estão em circulação pelo mundo. 81 países ainda não têm nenhum caso e outros 57 têm apenas até 10 casos.

Da Redação ODC.

Outras notícias