Onda intensa de frio chega, derruba temperaturas e pode ocorrer geada até domingo, dia 01/08

 Onda intensa de frio chega, derruba temperaturas e pode ocorrer geada até domingo, dia 01/08

Foto: Fernanda Sunega

O Departamento de Defesa Civil do município alerta a população sobre a queda brusca de temperatura prevista para os próximos dias, entre esta quarta-feira, dia 28 de julho, e domingo, dia 1º de agosto. A previsão é de frio intenso e formação de geada na região de Campinas.

De acordo com o órgão, há previsão para mínimas de 3°C e sensação térmica de 1°C. “Por isso, é importante dar atenção especial às pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua”, reforça o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

Em caso de vento forte e gelado, a orientação é procurar abrigo. Também é sugerido, em momentos de frio intenso, fazer pequenos movimentos com os dedos, braços e pernas.


Além disso, recomenda-se beber água para evitar a desidratação, manter a pele hidratada, principalmente mãos, pés, rosto e lábios, e usar várias camadas de roupas.

Outras orientações são proteger as extremidades do corpo usando luvas, gorros, meias e cachecóis; fazer refeições mais frequentes; tomar sopas e chás quentes. Também evitar foqueiras, que poluem o ar e podem causar acidentes.

Entre as medidas definidas pela Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas para acolher pessoas em situação de rua durante a frente fria estão a ampliação da abordagem social dessas pessoas; extensão do atendimento telefônico do SOS Rua (19 99984-6496) das 18h à meia-noite; abrigamento emergencial e entrega de cobertores na Casa da Cidadania e no Refeitório da Cidadania. Também haverá ampliação do atendimento espontâneo no albergue municipal até meia-noite (antes era até 20h).

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Governo do Estado anuncia comércio até 0h, fim do toque de recolher e volta à normalidade em breve

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *