Os cuidados necessários para compras na internet durante o Natal

58

Para muitas pessoas o Natal é a melhor época de ano, tempo de encontrar os amigos e familiares, tempo de festa, de alegria, de renovação, reflexão e gratidão por tudo o que aconteceu durante o ano. Uma das formas de agradecer às pessoas queridas e demonstrar o quanto amamos e lembramos delas é através de presentes.

Muitas opções para todos os gostos e bolsos estão disponíveis, mas alguns cuidados devem ser tomados para não comprar gato por lebre. A internet é uma fonte quase que infinita de opções e muitas pessoas recorrem a ela para as compras de final de ano.

Nem sempre é fácil escolher qual site fazer as compras, alguns pode não ser sites confiáveis, portanto alguns cuidados são essenciais durante as compras, são eles:

– Observe se o endereço do site se inicia com https:// e se há o cadeado de segurança, sem isso, é melhor escolher outro site;

– Desconfie de preços muito abaixo daqueles praticados pelo mercado;

– Pesquise em diversas lojas, dependendo do produto, os valores de frete podem variar muito;

– Imprima ou salve o comprovante de compra, de preferência um que tenha a descrição do produto em detalhes, caso não tenha, imprima a página em que o produto é ofertado;

– Peça um e-mail de confirmação da compra incluindo o prazo de entrega do produto adquirido;

– Desconfie de sites que não disponibilizam informações essenciais, como CNPJ, telefone para contato e endereço da empresa;

– Verifique quanto a empresa cobra pela entrega, algumas oferecem diversas opções, com diferentes preços e prazos de entrega, escolha a que melhor se adequa às suas necessidades.

– Alguns sites muito famosos por seus produtos muito baratos não são brasileiros e caso haja algum problema com a compra, pode ser bem complicado entrar em contato com a empresa ou mesmo ter o dinheiro de volta. Para evitar isso, opte por compras em sites com domínio do país (.com.br);

– Pesquisa sobre a empresa que você está fazendo as compras, se não há reclamações a respeito delas quanto ao prazo de entrega ou envio de produtos com defeitos ou diferentes daqueles que você comprou.

Se mesmo com todos os cuidados você ainda tiver algum problema entre a compra e a entrega da mercadoria, entre em contato com a empresa e para resolver o problema diretamente com eles, mas caso não haja nenhuma solução satisfatória, é possível consultar advogados especialistas na área de direito do consumidor, que poderão te orientar em como agir em cada uma das situações.

Há diversas áreas em que um advogado pode atuar, e a relação entre consumidor e comércio é uma delas. Esses profissionais possuem um extenso conhecimento sobre os direitos que os consumidores tem ao efetuarem compras, e não apenas pela internet, mas também em lojas físicas. Então, se você se sentir prejudicado em qualquer uma de suas compras, procure um especialista.

Fique atento, boas compras e Feliz Natal!

Da Redação ODC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui