Paciente dá à luz intubada celebra primeiro aniversário do filho e faz homenagem à equipe médica

 Paciente dá à luz intubada celebra primeiro aniversário do filho e faz homenagem à equipe médica

No último sábado, Flaviana Maria De Jesus Favaro, de 38 anos, comemorou o aniversário de um ano de seu filho Vitor Leonardo, que nasceu quando ela estava intubada, vítima da Covid-19, no Vera Cruz Casa de Saúde, em Campinas. A festa, restrita aos familiares, teve como tema os “Meus Heróis da Vida Real” como forma de agradecimento à equipe da unidade responsável pela internação dela e do bebê, entre médicos, enfermeiros, limpeza e administrativo.

“Aos sete meses de gestação peguei a Covid, com problemas para respirar, fui intubada e passei por uma cesárea de urgência, não conheci meu filho quando ele nasceu. Graças aos cuidados da equipe do Vera Cruz Casa de Saúde venci 13 dias em coma e outros 9 de recuperação com fisioterapia, e pude ter o meu menino nos meus braços. Vitor Leonardo também precisou respirar com a ajuda de aparelhos e, prematuro, não pôde contar com os meus familiares, pois estavam todos com coronavírus. A equipe multidisciplinar do hospital foi sua família durante esse período e fundamental para a recuperação dele”.

Na visão de André Arruda, médico coordenador da GO do Hospital Vera Cruz, casos de cesáreas em gestante com Covid são mais complicados. “Em pacientes com o novo coronavírus existem maiores riscos de trombose venosa e trombose pulmonar, infecção devido a imunossupressão, doença hipertensiva específica da gravidez, atonia uterina, além da prematuridade para o feto. A cirurgia foi realizada com todos os aparatos de proteção que dificultam a técnica cirúrgica, parecíamos astronautas, óculos, duas máscaras, face shields, duas luvas. Por fim, tudo terminou bem.”


Na visão de Abimael Aranha Netto, médico coordenador de Neonatologia Vera Cruz, os partos prematuros em gestantes com a Covid são um desafio para toda a equipe.

Leia também: Campinas está com vagas abertas para cursos técnicos gratuitos; Veja as oportunidades

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *