PARABÉNS CAMPINAS! Hoje é aniversário de 246 anos da cidade guerreira!

 PARABÉNS CAMPINAS! Hoje é aniversário de 246 anos da cidade guerreira!

A cidade de Campinas completa hoje, dia 14 de julho, 246 anos, talvez sem ter muito o que comemorar. Diante de uma pandemia com um número crescente de mortos, Campinas revive grandes dramas do passado mas luta como um guerreiro.

Conhecida por seus grandes pólos tecnológicos, responsáveis por cerca de 15% de toda a produção científica brasileira, Campinas já teve seus tempos trevosos durante o final do século 19.

Campinas, que quase foi capital do Estado, enfrentou uma séria epidemia de febre amarela. A cidade era a capital agrícola da província e recebia muitos imigrantes.


Muitas pessoas ricas da cidade e 24 dos 27 médicos que haviam, acabaram fugindo, deixando Campinas aos ex-escravos e imigrantes. Somente no dia 18 de abril de 1889 morreram 58 pessoas.

A cidade foi reduzida a cerca de 5 mil habitantes, mas a força e a garra dessas pessoas fizeram com que Campinas voltasse a crescer e que não ficasse esquecida num ponto no mapa.

O brasão da cidade tem a imagem da fênix, indicando que Campinas ressurgiu das cinzas. Desde então, a cidade se reconstruiu e se transformou em uma imensa metrópole, hoje com mais de 1,1 milhão de habitantes.

E não será desta vez que a cidade não vai deixar de dar a volta por cima. Parabéns, Campinas! Parabéns a toda população guerreira que faz desta cidade um orgulho da nossa terra!

Da Redação ODC.
Fonte: G1 e Wikipedia
Leia também: Motorista de ônibus é espancado até à morte após pedir para que homens colocassem máscara

Outras notícias