Parklet irregular no Cambuí agora tem novo parecer favorável à demolição

 Parklet irregular no Cambuí agora tem novo parecer favorável à demolição

O velho caso do parklet instalado na frente do Bar Cenário na Rua Coronel Quirino em Campinas ainda está dando o que falar. Agora, o Ministério Público deu parecer favorável à uma ação que pede a demolição da extensão de calçada.

O caso se desenrola há anos, desde que o bar fez uma pequena extensão da calçada, chamada de parklet, na frente do estabelecimento, ocupando um espaço que seria de estacionamento de carros.

Desde então, uma associação de moradores do bairro Cambuí e uma ONG pediram para a prefeitura que o espaço fosse demolido por ter sido construído de forma irregular, sem autorização e se apossando de um pedaço público.


O problema maior é que o bar diz que o local é particular, pois foi construído com dinheiro de clientes que fizeram a colaboração de ordem financeira. Desde então, a briga nunca mais terminou.

A Emdec chegou a dar parecer favorável à manutenção do parklet desde que fosse público, mas depois voltou atrás e determinou a demolição alegando que irá usar o espaço para disponibilizar vagas de zona azul.

Em todo o mundo existem os parklets como extensão das calçadas mas para uso público, inclusive com assentos para leitura, descanso e reunião de pessoas. Já o de Campinas está sendo usado de forma particular, pois o dono do bar retira todos os equipamentos do parklet quando o estabelecimento fecha as portas.

Além do parecer favorável à demolição, que já teve liminares a favor e contra, há multas a serem aplicadas ao dono do Bar Cenário pelo uso irregular do espaço público.

Da Redação ODC.
Fonte: Correio Popular.
Leia também: Policiais militares são acusados de agredirem mulher no Jardim Itatinga em Campinas

Outras notícias