Participação dos pais no ambiente escolar é fundamental para a autoconfiança dos filhos

 Participação dos pais no ambiente escolar é fundamental para a autoconfiança dos filhos

A participação da família na educação influencia no desenvolvimento da autoconfiança da criança, contribuindo para que ela tenha uma formação integral. Segundo estudo da Associação Americana de Psicologia, as crianças que frequentam festas e reuniões familiares têm mais saúde, melhor desempenho escolar e maior estabilidade emocional. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica também já comprovou que, nas escolas que contam com a parceria dos pais, os alunos apresentam melhores resultados.

Isso porque os anseios, desejos e as expectativas familiares que envolvem a criança promovem bem-estar e equilíbrio quando aplicados na medida certa. “Sem dúvida, a família é importantíssima para o processo de aprendizagem da criança”, disse a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista Goiânia, Naime Barbar.

O Dia da Família, celebrado em 8 de dezembro, foi criado para celebrar a importância da presença da instituição familiar na vida e formação dos cidadãos. Vale lembrar que fazem parte da família todos aqueles que cuidam e protegem. A data foi instituída no Brasil em 1963 por coincidir com o Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.


O Colégio Marista desenvolve diversas atividades ao longo do ano para envolver as famílias na vida escolar dos estudantes por entender a necessidade da presença familiar na escola. “Trabalhamos para que nossos alunos tenham uma formação integral e humana e isso só é possível com a participação da família”, afirmou Naime.

Outras notícias