Peça “O Navio Negreiro” terá apresentação no Teatro da Vila Padre Anchieta em Campinas

 Peça “O Navio Negreiro” terá apresentação no Teatro da Vila Padre Anchieta em Campinas

Foto: PMC

Com entrada franca, o ator Vado apresenta a peça Navio Negreiro, no dia 2 de junho, às 19h30, no Espaço Cultural Maria Monteiro, na Vila Padre Anchieta. A entrada do público será por ordem de chegada e até a capacidade do local, que é de 170 lugares. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas.

Vado é pioneiro do teatro negro no Brasil. A peça Navio Negreiro foi apresentada mais de 12 mil vezes, o que garantiu a Vado o recorde no Guinness Book (Livro dos Recordes), por carreira mais longa como produtor teatral pela mesma produção. Ele já se apresentou em países das Américas, da Europa e África. A peça já foi encenada em inglês, francês, alemão, esperanto, espanhol e italiano.

Sobre a peça


Na peça adaptada por ele próprio e baseada no poema do autor baiano Castro Alves (1847-1871), Vado é precursor ao colocar os negros como heróis das suas obras. Ele interpreta 16 personagens que retratam os sofrimentos dos africanos escravizados no Brasil, mas especialmente a força, a cultura, o legado e as conquistas dos afrodescendentes.

Vado interpreta desde o guerreiro livre na África, o negro jogado nos porões, ou no trabalho como escravizado ao fundo dos navios negreiros até a sociedade de hoje. Entre os personagens, tem o preto velho, de cabelos e barbas brancas, lembrando a sabedoria, e a personalidade de um Pai João, além da magia de curar os doentes de um Véio Zuza.

Em cena, as personalidades históricas também são lembradas: são homens, mulheres, crianças e idosos anônimos, dos que inspiraram o poema de Castro Alves e que são referências para as atuais e futuras gerações.

Serviço

“O Navio Negreiro’

Dia: 2 de junho

Hora: 19h30

Local: Espaço Cultural Maria Monteiro

R. Dom Gilberto Pereira Lopes, s/n – Conj. Hab. Padre Anchieta, Campinas

Entrada Grátis – A entrada do público será por ordem de chegada e até a capacidade do local que é de 170 lugares.

Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Motoristas de ônibus sentem na pele condução ao lado de ciclistas em Campinas

Outras notícias