Polícia Civil detém quadrilha especializada em golpes pelo WhatsApp

 Polícia Civil detém quadrilha especializada em golpes pelo WhatsApp

A Polícia Civil deteve, nesta quinta-feira (1º), seis integrantes de uma organização criminosa voltada a crimes de estelionato praticados por meio da clonagem de WhatsApp. Os suspeitos foram detidos durante a operação Metamorfo, realizada na Capital, Grande São Paulo e litoral sul.

Os trabalhos foram realizados por equipes da Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco), da 4ª Delegacia Seccional de Polícia da Capital (Norte), que já investigavam as atividades da facção e conseguiram mandados de busca e apreensão.

As diligências contaram com o empenho das demais Delegacias Seccionais da Capital, somando mais de 100 e 50 viaturas. Os agentes cumpriram as ordens judiciais em São Paulo; nas cidades de Mauá e Santo André, na região metropolitana; e em Mongaguá, no litoral sul do Estado.


Segundo apurado, após clonar o aplicativo da vítima, um dos criminosos se passa por ela para solicitar dinheiro a conhecidos da sua lista de contatos, sendo que quem cai no golpe realiza transferências bancárias e os valores caem em contas de laranjas, que recebem uma porcentagem.

Durante as ações, oito suspeitos alvos de investigação foram localizados e conduzidos à unidade de polícia judiciária, sendo que seis foram indiciados por estelionato e os outros dois são investigados pela captação das contas a serem creditadas com os valores ilegalmente recebidos.

Além das detenções, mais de 20 mandados de buscas foram cumpridos, resultando na apreensão de celulares, que foram encaminhados para análise e auxiliarão as próximas etapas da investigação.

As informações são da Secretaria da Segurança Pública
Leia também: A medicina humanizada faz diferença no tratamento da covid-19?

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *