Prefeito Dário Saadi se compromete a brigar para a construção de novo hospital regional em Campinas

 Prefeito Dário Saadi se compromete a brigar para a construção de novo hospital regional em Campinas

Foto: PMC

O prefeito Dário Saadi participou nesta terça-feira, 17 de agosto, em Americana, da reunião dos prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e se comprometeu a defender, junto ao governo do Estado e ao Ministério da Saúde, a construção de um hospital regional próximo ao Hospital de Clínicas da Unicamp, para o atendimento de média complexidade aos pacientes da região.

A proposta da Unicamp, apresentada aos prefeitos pelo reitor Antônio José de Almeida Meirelles e pelo diretor executivo da área de saúde, Oswaldo da Rocha Grassiotto, é a construção de um hospital secundário, com 400 leitos, em área cedida pela universidade. A nova unidade permitirá ao Hospital de Clínicas resgatar sua vocação, que é a de um hospital de procedimentos complexos, como, por exemplo, transplantes.

“Nossa região necessita ampliar a oferta de leitos para pacientes de média complexidade e vamos trabalhar para que o governo do Estado construa esse hospital”, disse Dário. A proposta é que o Estado construa, a Unicamp faça a gestão e o Ministério da Saúde, o custeio.


O novo hospital a ser construído no Campus da Unicamp será destinado ao atendimento secundário e o Hospital de Clínicas ao atendimento terciário, o que vai permitir, assim a ampliação do atendimento de média e alta complexidades.

Segundo Grassiotto, a implantação de mais 400 leitos é essencial para a garantia de assistência à população que sofre na fila da Central Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross). O sistema, que fica em São Paulo, regula a demanda e a oferta de leitos hospitalares da rede pública.

O sistema procura por vagas nos hospitais e determina as transferências para pacientes que aguardam na fila.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Obras de novo acesso à Hortolândia entram em fase final de pavimentação

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *