Prefeitura de Campinas dobra desconto para quem pagar cota única do IPTU 2022

 Prefeitura de Campinas dobra desconto para quem pagar cota única do IPTU 2022

Foto: Fernanda Sunega

Os contribuintes de Campinas que optarem pelo pagamento da cota única do IPTU 2022 terão até 6% de desconto. O percentual é o dobro do aplicado em 2021. Os vencimentos do imposto serão 26 de janeiro para imóveis não residenciais (comércio, indústria, serviços e respectivas vagas de garagem) e 11 de fevereiro para os residenciais e terrenos.

Segundo a Secretaria de Finanças, o desconto deste ano não leva em conta a adimplência em 2021, como acontecia anteriormente, já que os contribuintes ainda sentiram mais fortemente, no ano passado, os reflexos da pandemia. Todos os contribuintes terão, já lançados no carnê, 5% de desconto na cota única. O outro 1% refere-se ao IPTU Digital, limitado a R$ 100,00, e vale para quem fez a adesão em 2021.

“Ano passado, o Refis teve como grande objetivo possibilitar que os contribuintes inadimplentes ficassem em dia com a Prefeitura. A ampliação do desconto deste ano para todos visa incentivar que a adimplência permaneça”, explicou o secretário de Finanças, Aurílio Caiado.


O imposto também poderá ser pago em até 11 parcelas, mas sem o desconto.

Os contribuintes também devem ficar atentos às datas de vencimento. Caso não receba o carnê a tempo, a opção é tirar a segunda via do boleto pela internet, no portal da Prefeitura, no endereço https://novo.campinas.sp.gov.br/servico/iptu-2-via-iptu-taxas-imobiliarias-ano-corrente-.

No total, foram lançados 492.638 carnês. A grande maioria é para imóveis residenciais, que somam 305.744; os não residenciais (mistos, verticais e horizontais) totalizam 40.279. Há, ainda, 85.188 terrenos e 61.427 vagas de garagem.

Revisão

Os pedidos de revisão de lançamento poderão ser feitos até 18 de fevereiro. Optando pela impugnação, é importante que o contribuinte opte por fazer o depósito administrativo como forma de evitar multas e juros em caso de indeferimento.

Atendimento

Os contribuintes que tiverem alguma dúvida podem procurar uma das unidades do Porta Aberta ou entrar em contato com Finanças pelo SAC, no 3755-6000. No Porta Aberta os atendimentos são feitos com horário agendado pelo Portal do Cidadão (https://cidadao.campinas.sp.gov.br/).

Outra opção são os serviços on-line que, segundo o secretário de Finanças, Aurílio Caiado, têm facilitado muito o acesso dos contribuintes aos serviços da Pasta. “Com o Portal do Cidadão e o Ambiente Exclusivo, o contribuinte consegue emitir segunda via dos carnês, fazer atualização cadastral, negociar dívidas entre outras ações. E tudo isso sem sair de casa”, disse.

É importante lembrar que após o vencimento inicial, conforme consta no carnê, não haverá mais a possibilidade do pagamento da cota única, restando as parcelas com multa e juros, no caso de pagamento em atraso, que poderão ser obtidas no link http://www.campinas.sp.gov.br/governo/financas/servicos-online.php.

Serviço

IPTU 2022
Vencimento: 26 de janeiro (imóveis não residenciais); 11 de fevereiro (imóveis residenciais).
Desconto: até 6% para pagamento da cota única (5% para cota única e 1% do IPTU Digital).
Número total de carnês: 492.638.
Lançamento total (IPTU e Taxas): R$ 1.556 bilhão.
Informações: Serviços de atendimento da Prefeitura: SAC (3755-6000) ou nas unidades do Porta Aberta e Agiliza Campinas. Para atendimento presencial é preciso fazer o agendamento no Portal do Cidadão. Portal do Cidadão e Ambiente Exclusivo são as opções para atendimento digital.
2ª via dos carnês: o acesso pode ser feito pelo portal da Prefeitura, no link https://novo.campinas.sp.gov.br/servico/iptu-2-via-iptu-taxas-imobiliarias-ano-corrente- .

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Prefeito de Campinas assina contrato com Caixa para investir em obras nos bairros

Outras notícias