Prefeitura de Campinas estuda unificar políticas de saúde pública

 Prefeitura de Campinas estuda unificar políticas de saúde pública

Foto: PMC

A Prefeitura de Campinas, por meio do Comitê de Arboviroses, deu início a estudos sob o eixo da Saúde Única, conceito que integra ações e políticas públicas em saúde humana, saúde animal e meio ambiente. Encontro no Paço Municipal, na tarde da terça-feira, dia 3 de novembro, marcou o Dia Mundial da Saúde Única, e discutiu os primeiros passos da implantação desse conceito no município.

Na reunião, participaram representantes da Defesa Civil e das Secretarias de Saúde; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Turismo; e Esportes e Lazer. A coordenadora da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), Elen Fagundes, explica que a análise intersetorial da Saúde Única começa pelos parques e bosques de Campinas, locais de lazer e bem-estar que reúnem pessoas, animais e natureza.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, a partir destas discussões serão definidas estratégias e ações para prevenir e/ou mitigar riscos sanitários, zoonóficos (relacionadas a animais e doenças que possam transmitir) e de desastres na cidade.


Nações Unidas

No dia 1º de novembro último, o prefeito Dário Saadi participou do 7º Encontro Regional para Redução de Risco de Desastres nas Américas e no Caribe, organizado pelo Escritório das Nações Unidas (ONU) para Redução do Risco de Desastres (UNDRR) e pela Agência de Gestão de Emergências e Desastres do Caribe e ao Governo da Jamaica (CDEMA).

Ele destacou em sua fala alguns exemplos da importância de ações integradas na cidade, como iniciativas na construção de resiliência urbana, para a redução de riscos de desastres; preparação para emergências em saúde, feita rotineiramente; e de treinamentos para lidar com animais silvestres e infecções, entre outras medidas.

O conceito de Saúde Única é um dos eixos dessa política de ações para construção de resiliência urbana.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: “Proposta” de compra do Hopi Hari pode ser cilada para fechar parque em definitivo

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *