Prefeitura de Campinas lança campanha contra obesidade infantil

Publicado em:

Foi lançada na última segunda-feira, dia 24/06, uma iniciativa com o objetivo de reduzir a obesidade infantil em pessoas entre 6 e 13 anos de idade. Campinas está entre as seis cidades que farão parte da iniciativa.

A campanha é em parceria com a empresa global de saúde Novo Nordisk e a Embaixada da Dinamarca no programa “Cities for Better Health”. A parceria começou em 2023 e agora entrou em uma nova fase.

O objetivo do trabalho é implementar intervenções de impacto, escaláveis e comunitárias, sobretudo em áreas vulneráveis do Município. A Secretaria de Saúde estima que 2,4 mil crianças e adolescentes, na faixa etária alvo do projeto global, estão obesos em Campinas. O total aumenta para 5,3 mil quando é considerada a população de até 19 anos, o equivalente a 21,2% do total de 25,3 mil residentes neste grupo infanto-juvenil.

A cidade deve receber apoio da parceria ao longo de três anos para discutir alterações estruturais, comunitárias ou individuais com foco nos resultados, fazer mobilizações junto à população, planejamento de sustentabilidade e acompanhamento de resultados dos indicadores.

A nova iniciativa de prevenção da obesidade infantil se soma ao programa “Passos para uma vida melhor”, que foi criado ano passado no âmbito do Cities for Better Health e consiste em um conjunto de ações intersetoriais entre diferentes secretarias municipais e a Ceasa.

O programa tem como eixos de implementação a formação para servidores e realização de ações de promoção de saúde e prevenção de doenças crônicas para a população. Em 2024, o objetivo é expandir o programa para 36 áreas neste ano, o que deve abranger população estimada em 610 mil, praticamente metade do Município.

Apenas as 16 novas creches do mpdelo Espaço do Amanhã deverá garantir alimentação equilibrada e saudável para cerca de 5 mil crianças. Hoje, cerca de 2,4 mil crianças na cidade estão obesas. Entre pessoas com até 19 anos, o número de obesos cresce para 5,3 mil, cerca de 21,9% de todos os munícipes nessa faixa etária.

Da Redação ODC.
Leia também: Passado do Transporte | A entrega do lote de ônibus articulados na região do Ouro Verde

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré