Prefeitura de Campinas lança Guia Virtual de Exercícios ao Ar Livre

 Prefeitura de Campinas lança Guia Virtual de Exercícios ao Ar Livre

Foto: Eduardo Lopes

O Guia Virtual de Exercícios ao Ar Livre foi lançado nesta quarta-feira, dia 11 de agosto, no Parque Portugal. A parceria entre Prefeitura de Campinas, Sindicato do Comércio Varejista e Sesc tem como meta estimular os praticantes e, ao mesmo tempo, orientar os cuidados que devem ter durante as atividades físicas.

A cerimônia, realizada na Academia Aberta da Terceira Idade, contou com a presença do secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin; Sanae Murayama Saito, presidente do SindiVarejista, e Fabiano Bragantini Mastroldi, supervisor Esportivo do Sesc.

O projeto Academia ao Ar Livre tem afixado a cada aparelho de ginástica, um sensor com o código QR. Antes de iniciar o exercício, o praticante aproxima o celular do dispositivo e o serviço é disponibilizado imediatamente. Em vídeo, recebe todas as orientações necessárias para fazer a atividade corretamente. O benefício tecnológico é destinado a todas as pessoas. No Taquaral, as Academias da Terceira Idade, nos portões 1 e 5, já estão equipadas com o sensor.


O secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, destacou a importância do projeto para a população de Campinas: “ É um mecanismo inteligente para dar tranquilidade e segurança às pessoas que se exercitam. Evitar lesões, é fundamental. Este é um primeiro passo. Outras orientações, serão acrescentadas nas etapas seguintes.”, concluiu o secretário Fernando Vanin.

Nesta retomada de atividades, dentro das recomendações obrigatórias, a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Sato, ressalta a importância de se exercitar em contato com a natureza: “ Como felizmente as coisas começaram a mudar, o melhor remédio é estar próximo da natureza. Assim, a saúde mental também se fortalece”, destacou Sanae Sato.

Para o supervisor de esportes do Sesc, Fabiano Bragantini Mastroldi, o projeto proporciona ao cidadão algumas vantagens. “A parceria entre o público e o privado é muito interessante. Aqui, cada um, a qualquer horário, tem um professor virtual à disposição, dando todas as orientações, quantas vezes forem necessárias”, afirmou Fabiano Mastrodi.

Na RMC, outras 21 cidades também aprovaram e vão implementar o projeto nos próximos meses.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Campinas abre agendamento para vacinação de pessoas a partir de 18 anos

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *