Prefeitura de Hortolândia vai inaugurar Ponte Estaiada nesta quinta-feira (30/05) às 9 da manhã

 Prefeitura de Hortolândia vai inaugurar Ponte Estaiada nesta quinta-feira (30/05) às 9 da manhã

A Ponte da Esperança (Estaiada), construída pela Prefeitura de Hortolândia para integrar as regiões Leste (Jd. Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade, será inaugurada nesta quinta-feira (30/05), às 9h. A Administração Municipal alterou a data de liberação da estrutura em virtude da agenda do governador João Dória, que não pode comparecer ao evento que estava programado para domingo passado (26/05). A entrega da Ponte da Esperança integra o calendário de comemorações pelos 28 anos de emancipação política de Hortolândia, celebrado dia 19 de maio. Após o evento de inauguração, o trânsito será liberado pela ponte.

A Ponte da Esperança possui 700 metros de extensão, 16,9 metros de largura, ciclovia e pista de caminhada. Ela está localizada entre o Jd. Santa Rita de Cássia e o Jd. Novo Ângulo. Esta é a primeira ponte modelo estaiada da RMC (Região Metropolitana e Campinas) e a maior do interior paulista, com 180 metros de vão sob a base, sustentada por 16 pares de cabos de aço, os estais, ligados a um mastro de 75 metros de altura.

A obra da Ponte da Esperança teve início em 2012, na gestão anterior do prefeito Angelo Perugini. Quando Perugini assumiu a atual administração, em 2017, retomou a articulou junto ao Governo do Estado para a continuidade das obras do Corredor Metropolitano, cujas obras estavam paradas desde 2015. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) atendeu ao pedido do prefeito e agilizou a obra: fez a cabeceira da ponte sentido Novo Ângulo, abriu uma avenida projetada da ponte até a avenida Antônio da Costa Santos, no Jd. Nova América, asfaltou e sinalizou a base da Ponte da Esperança e construiu estações de embarque neste trajeto. O Estado também fez a ligação da avenida Olívio Franceschini até a ponte, cruzando a avenida da Emancipação. Já a Prefeitura construiu a cabeceira da estrutura pelo Jd. Santa Rita de Cássia.


Agora que será inaugurada, a Ponte da Esperança vai facilitar o transporte de passageiros entre os bairros de Hortolândia, além de promover a integração regional: quando o Corredor Metropolitano estiver pronto, a ligação entre Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Campinas será por este trajeto, quase que em linha reta, o que colocará a ponte como estratégica neste corredor expresso de ônibus.

A obra do Corredor Metropolitano e a liberação da Ponte da Esperança para o tráfego de veículos são ações que fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), iniciativa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

Raio X – Ponte da Esperança

  • 180 metros de vão
  • 700 metros de extensão
  • 75 metros de altura
  • 16,9 metros de largura
  • 16 pares de estais
  • 90 luminárias LED
  • Ciclovia e pista de caminhada
  • Capacidade de fluxo de 2,4 mil veículos por hora

As informações são da Prefeitura de Hortolândia.

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *