Procon emite alerta de golpes envolvendo aplicativos, restaurantes e entregadores

 Procon emite alerta de golpes envolvendo aplicativos, restaurantes e entregadores

O Procon de São Paulo emitiu um alerta sobre golpes envolvendo aplicativos de comida, de entrega em geral e entregadores. Quase R$ 600 mil já foram debitados indevidamente das contas das vítimas.

De acordo com o Procon, os golpes estão sendo aplicados de duas formas: na primeira, o entregador dá uma máquina com visor quase ilegível para que os dados propositalmente não apareçam e é digitado um valor muito maior do que o pedido feito.

Em outro golpe, o cliente recebe uma ligação do restaurante informando que precisa do pagamento de uma suposta taxa de entrega e pede os dados do cartão, porém o cliente só vai notar o golpe depois que a transação foi efetivada.


Há outros golpes sendo aplicados usando-se os aplicativos de entrega, por isso o Procon orienta que os pagamentos sejam feitos unicamente pelo próprio aplicativo.

O iFood e o Rappi foram notificados pelo Procon para buscar uma solução aos clientes. Já os aplicativos informaram que os clientes devem denunciar qualquer conduta irregular e esclarece que qualquer transação presencial, se já foi feito online, não deve ser feita.

O Rappi informou que já trabalha apenas com pagamentos online e por isso não existe qualquer cobrança de taxa extra. Ao menos 125 denúncias já foram feitas no Procon.

Da Redação ODC.
Fonte: G1
Leia também: Clínica veterinária faz gato elétrico e é fechada em Campinas

Outras notícias