Profissionais da UPA Campo Grande em Campinas participam de capacitação no atendimento de infartos

 Profissionais da UPA Campo Grande em Campinas participam de capacitação no atendimento de infartos

Foto: PMC

Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campo Grande participaram nessa quarta-feira, 1º de junho, de capacitação no atendimento de pacientes com dor torácica e infarto do miocárdio. O treinamento foi realizado pelo cardiologista Thiago Alves de Carvalho e envolveu profissionais da unidade, além de alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic.

A capacitação, informa o supervisor da UPA Campo Grande, Abelardo José Caballero Campos, visa a atualização dos conhecimentos das equipes nos atendimentos de ocorrências cardiológicas. Em média, de dois a três pacientes são atendidos por dia na unidade de urgência e emergência com dor torácica.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil pessoas por ano sofrem infarto agudo do miocárdio, ocorrendo óbito em 30% desses casos. A maioria das mortes ocorre nas primeiras horas de manifestação da doença, sendo 40% a 65% na primeira hora e, aproximadamente 80% nas primeiras 24 horas.


A capacitação é uma atividade permanente nas unidades de pronto atendimento da Rede Mário Gatti e visa melhorar a qualidade da assistência e o atendimento à população. Neste ano, profissionais da UPA Carlos Lourenço passaram por treinamento para atendimento de pacientes com taquiarritmias e atualização no protocolo de dor torácica. Eventos similares estão sendo programados para ocorrerem ao longo do ano para manter as equipes da Rede sempre atualizadas.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Show “Viola Encanto de Mulher” acontece neste sábado

Outras notícias