Quatro terminais urbanos de Campinas recebem melhorias na iluminação

 Quatro terminais urbanos de Campinas recebem melhorias na iluminação

Quatro terminais urbanos receberam reforço na iluminação, no contexto das ações de zeladoria destes espaços, comandadas pela Secretaria de Transportes (Setransp) e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Receberam as melhorias os terminais Central, Padre Anchieta, Mercado I e Ouro Verde.

Foram 45 lâmpadas substituídas no Terminal Central. No Terminal Padre Anchieta, toda a iluminação foi revitalizada, totalizando 36 lâmpadas. Os dois terminais receberam lâmpadas do tipo LED, que emitem mais luz, têm maior vida útil e utilizam menos energia elétrica.

No Terminal Ouro Verde, foram 26 lâmpadas substituídas, sendo 22 luminárias a vapor e quatro holofotes de LED. No Terminal Mercado I, foram trocadas 32 lâmpadas, do tipo a vapor metálico, por meio da CPFL Energia, responsável pela iluminação pública do espaço.


O secretário de Transportes, Vinicius Riverete, destaca que “os terminais urbanos são estruturas com alto fluxo de pessoas, que exigem manutenção permanente, por isso, estamos intensificando a atuação nestes espaços”.

“A Iluminação adequada resulta em um espaço mais qualificado e seguro para os usuários do transporte público”, completa o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.

Revitalização dos terminais

Além de realizar manutenção pontual dos prédios, a Emdec lançou, em abril, um projeto de zeladoria dos terminais, iniciando pelo equipamento de Barão Geraldo. Na ocasião, toda a iluminação do Terminal Barão Geraldo foi revitalizada, totalizando 64 lâmpadas de LED instaladas.

Essa revitalização abrange quatro eixos principais: melhorias nas condições de acesso, estrutura predial, sinalização viária (interna e do entorno) e comunicação visual. O Terminal Padre Anchieta é o próximo a receber melhorias de acessibilidade, sinalização interna e do entorno, paisagismo, pintura, novas placas de identificação visual, etc. Na sequência, serão revitalizados os terminais Vida Nova e Itajaí.

O secretário de Transportes reforçou que “a prioridade da nossa gestão é o transporte público. A revitalização dos terminais urbanos é, portanto, demanda prioritária, pois atende diretamente os passageiros”, disse Riverete.

“Gradativamente, todos os terminais serão requalificados, sempre com o intuito de oferecer melhor estrutura e ampliar a qualidade do serviço prestado à população”, destaca o presidente da Emdec.

Vigilantes reforçam segurança

O reforço da segurança nos terminais urbanos, especialmente nas estruturas abertas, foi outra medida adotada pela Setransp / Emdec, a partir deste ano. Desde abril, os terminais Central, Campo Grande e Ouro Verde contam com profissionais fixos de vigilância patrimonial.

São cinco vigilantes atuando no Terminal Central, sendo três ao longo do dia e dois no período noturno; e um profissional, por turno, nos terminais Campo Grande e Ouro Verde. Nos demais terminais urbanos, as equipes de vigilância atuam após o horário de funcionamento, por volta de 23h.

Além disso, o Terminal Central recebe, diariamente, rondas periódicas da Guarda Municipal. E o Terminal Ouro Verde conta com o apoio permanente da Polícia Militar, que auxilia no atendimento das ocorrências, quando necessário.

A medida amplia a segurança para os usuários do transporte público, coíbe atos de vandalismo e garante rápida atuação quando são registradas ocorrências. Os terminais Central e Mercado são os que mais registram casos como furto, dano ao patrimônio público e tentativa de agressão. Cerca de cinco ocorrências dessa natureza são registradas por semana. A Guarda Municipal é acionada para atender as situações mais complexas.

A disponibilização das equipes de segurança não gerou custos adicionais aos cofres públicos. Os profissionais atuavam na sede da Emdec e foram realocados, como forma de otimizar os recursos e obter uma gestão mais eficiente, em benefício de toda a população.

As informações são da Prefeitura de Campinas
Leia também: Prazo para alistamento militar é novamente prorrogado por causa da pandemia

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *