Saúde bucal em tempos de coronavírus: como cuidar

 Saúde bucal em tempos de coronavírus: como cuidar

Virus infection or bacteria flu background

A saúde bucal e coronavírus estão intimamente correlacionados, sendo que a boca é uma das principais vias de acesso do vírus ao organismo e a todo o sistema respiratório.

Por isso, além do uso de máscaras e da atenção com o distanciamento social, a manutenção de um sorriso mais saudável pode ser essencial para a garantia do bem-estar dos pacientes.

Como a saúde dos dentes se relaciona com o coronavírus?

O uso de um plano dentario para mei, ou de qualquer outro tipo de assistência médica odontológica, pode ser fundamental em tempos de coronavírus. 


Isso porque, as condições das estruturas bucais são determinantes no processo infeccioso causado por essa nova patologia.

De acordo com estudos preliminares, divulgados no Journal of Clinical Periodontology, os pacientes que possuem algum quadro de infecção gengival, possuem 4,5 vezes mais chances de precisar utilizar o ventilador pulmonar e até 8 vezes mais probabilidade de vir a óbito.

Isso se dá porque, como os tecidos mais profundos da gengiva são altamente vascularizados, todos os microrganismos bucais – como as bactérias, vírus ou fungos – podem se espalhar para a corrente sanguínea e infectar outras partes do corpo, como:

  • Coração;
  •  Articulações;
  • Sistema gastrointestinal;
  • Útero;
  • Sistema nervoso;
  • E, claro, os pulmões.

Assim, essa inflamação gengival facilita o acesso da covid-19 ao resto do organismo e permite que a carga viral seja ainda mais elevada. 

Por isso, o uso de um plano dental empresarial pode ser uma das melhores formas de reduzir os gastos com o tratamento adequado e uma maneira de evitar complicações importantes, caso o paciente seja infectado pelo vírus da Sars-CoV-2.

Formas de garantir uma boa saúde oral

Devido a gravidade e o alto índice de contágio do coronavírus, a prevenção é a melhor forma de lidar com essa condição. Assim, a manutenção de uma boa saúde oral é crucial para o bem-estar das pessoas.

Neste contexto, diversas ações do dia a dia podem contribuir para o fortalecimento ou o enfraquecimento da saúde dos dentes. A alimentação, por exemplo, é uma das principais formas de garantir a integridade das estruturas dentárias.

Mas, além de evitar os alimentos mais açucarados ou industrializados, é também preciso se atentar com:

  • Consulte frequentemente o dentista

A realização de consultas constantes com o dentista – pelo menos uma vez a cada seis meses -é essencial para a remoção das placas bacterianas, do tártaro e para o tratamento precoce de doenças que podem ter sérias consequências para todo o organismo.

Como o plano odontologico empresarial preços são bastante acessíveis, investir nesse tipo de assistência médica pode auxiliar a tornar essas visitas mais constantes e o cuidado com a saúde bucal ainda mais otimizada.

  • Atente-se às rotinas de higienização bucal

A escovação e o uso diário do fio dental são as melhores formas de garantir a saúde das estruturas dentais e de todos os tecidos gengivais. E, como dito anteriormente, essa proteção extra é fundamental neste período pandêmico.

Desta forma, escove os dentes ao menos três vezes ao dia – ou após cada uma das refeições – e não negligencie o uso do fio dental, especialmente antes de dormir. 

O uso de um enxaguante bucal com flúor também auxilia no fortalecimento dos dentes e previne o aparecimento de doenças.

  • Cuide do armazenamento das escovas

Os pacientes que estão contaminados com o vírus da covid-19 ou que tenham algum residente na mesma casa com a doença, devem tomar um cuidado ainda maior com as escovas de dente e com o seu armazenamento. 

Isso porque, o contato direto entre os acessórios pode ser o suficiente para transferir a carga viral para outras pessoas.

Assim, mantenha as escovas separadas e, de preferência, em ambientes diferentes. Também é importante destacar a necessidade da troca de escovas sempre que houver uma recuperação de um quadro viral, para evitar uma segunda contaminação.

Se houver a necessidade de sanar outras dúvidas quanto a higienização desses acessórios, também é recomendado a realização de uma teleconsulta com o seu dentista – muitos serviços de plano odontologico para cnpj já tem disponibilizado essa opção.

  • Lave bem as mãos e proteja a cavidade oral

Como tem sido bastante divulgado desde o início deste período pandêmico, a cavidade oral é um dos principais meios de contaminação e transmissão do vírus responsável pelo coronavírus.

Por isso, antes de realizar a rotina de higienização bucal é fundamental que os pacientes façam uma boa limpeza nas mãos, utilizando sempre o auxílio de água e sabão. Esse cuidado é ainda mais essencial no ambiente de trabalho ou em outros locais públicos.

  • Troque de escovas com a periodicidade indicada

Nas consultas com o dentista – que também podem ser facilitadas por meio de um plano odonto pme –, o profissional pode auxiliar com a indicação exata quanto ao tempo necessário para a troca desse tipo de material.

Isso porque, o desgaste da escova pode estar atrelado com a força empregada durante a escovação, a frequência com que o paciente realiza essas rotinas de higienização e a qualidade do próprio material. 

No entanto, a recomendação geral é de que essa substituição ocorra a cada três meses. 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *