Secretaria de Serviços Públicos inicia recapeamento de toda a ciclovia do Taquaral em Campinas

 Secretaria de Serviços Públicos inicia recapeamento de toda a ciclovia do Taquaral em Campinas

Foto: PMC

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Campinas iniciou nesta semana o recapeamento dos seis quilômetros de pista da ciclovia externa da Lagoa do Taquaral (Parque Portugal), na Avenida Dr. Heitor Penteado. Cerca de 20 mil pessoas utilizam a ciclovia aos finais de semana.

Todo o trabalho consumirá 800 toneladas de massa asfáltica. O investimento total será de R$ 550 mil. É a primeira ação de recapeamento da via. Os recursos e a mão de obra são da Secretaria de Serviços Públicos.

O recape consiste na retirada do asfalto deteriorado, na execução do fresamento do solo e na aplicação de uma nova massa asfáltica. A fresagem é o arranhamento do solo que serve para criar uma aspereza no piso, essencial para proporcionar a aderência na hora de aplicar a nova camada de asfalto.


Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Dimas Paulella, a fresagem e o recape foram necessários para substituir o pavimento antigo que apresentava trincas e buracos devido ao desgaste pela ação do tempo. “Trata-se do cuidado e preocupação com a mobilidade urbana sustentável, uma clara preferência, demonstrada pelo número de pessoas que utilizam a ciclovia para atividade física”, afirma Paulella.

Durante a realização das obras, que devem ser finalizadas na próxima semana, a Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realizam bloqueios parciais na pista, entre 8h30 e 17h30. Neste período, agentes da mobilidade urbana sinalizam o trecho e orientam os usuários do transporte público coletivo.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Sorveteiro gasta indenização de R$ 71 mil em 30 dias e volta para as ruas

Outras notícias