Secretaria do Verde de Campinas doa drone para Guarda Municipal fazer fiscalização

 Secretaria do Verde de Campinas doa drone para Guarda Municipal fazer fiscalização

Foto: PMC

Um novo drone será usado na fiscalização e monitoramento de queimadas, soltura de balões, descarte irregular e outras ocorrências de crimes ambientais atendidas pela Guarda Municipal (GM) de Campinas. O equipamento foi doado na tarde desta quinta-feira, dia 2 de junho, pela Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável à Secretaria de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública. A intenção é qualificar dados coletados pelos agentes da GM e auxiliar as inspeções em locais de difícil acesso. A Operação Estiagem, coordenada pela Defesa Civil, também será beneficiada com o uso do dispositivo.

A aquisição foi feita com recursos do Fundo Municipal de Recuperação, Manutenção e Preservação do Meio Ambiente (Proamb).

“Este é mais um passo na parceria entre as Secretarias do Verde e Segurança Pública para otimizar e fortalecer a fiscalização ambiental na cidade de Campinas, afirmou o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes. O secretário lembrou que, em uma oportunidade anterior, 10 decibelímetros – que são equipamentos para a medição de poluição sonora – também foram destinados pelo Verde à GM para auxiliar em atividades da corporação.


A entrega foi feita ao secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Christiano Biggi, e à Comandante da GM Campinas, Maria de Lourdes Soares, na sede da Secretaria de Segurança, por Menezes e a coordenadora de Fiscalização Ambiental do Verde, Heloísa Fava Fagundes.

“O drone vai fortalecer muito nossas ações e vai melhorar a fiscalização e, assim, ajudar o município a tomar as providências cabíveis contra este tipo de crime”, destacou a Comandante Lourdes. Ao verificar os danos ambientais, os guardas municipais elaboram um termo de ocorrência, que é encaminhado ao setor de fiscalização da Secretaria do Verde para a aplicação de penalidades.

Rogério Menezes completou que o drone chegou a tempo de auxiliar em atividades da Operação Estiagem como combate a incêndios e soltura de balões. “Poderá começar a ser empregado imediatamente pela GM na tentativa de evitar o grande impacto ambiental que este período seco traz com a proliferação dos incêndios e queimadas em Campinas. Vamos buscar controlar estas queimadas com prevenção e monitoramento”.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Show “Viola Encanto de Mulher” acontece neste sábado

Outras notícias