A briga em torno do preço absurdo do arroz teve mais um round nesta última quarta-feira, dia 09/09. O Ministério da Economia reduziu a zero a alíquota de importação do grão até 31 de dezembro.

A importação é vista como uma solução temporária para tentar reduzir as fortes altas no preço do arroz, que já está chegando a R$ 40,00 o pacote de cinco quilos.

A redução da alíquota está limitada À 400 mil toneladas de arroz com casca não parboilizado e arroz semibranqueado e branqueado, não parboilizado.

Com a importação, a oferta do produto tende a crescer no mercado interno e o preço, consequentemente, pode cair. O presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o representante dos supermercados.

O representante disse que o brasileiro deve trocar o arroz pelo macarrão, por conta do preço melhor, e porque os valores nutritivos dos dois são semelhantes.

Uma investigação contra supermercados e produtores também foi aberta para verificar o porquê os preços subiram tanto. Dólar alto, demanda alta e exportação são os principais motivos.

Da Redação ODC.
Fonte: G1
Leia também: Ministro da Saúde confirma início de vacinação contra novo coronavirus em janeiro de 2021