Os caminhões de lixo da prefeitura descarregando no Aterro do Santa Bárbara

 Os caminhões de lixo da prefeitura descarregando no Aterro do Santa Bárbara

Mais uma clássica imagem capturada pelo fotógrafo Carlos Bassan e disponível em seu site. Muito provavelmente esse despejo de lixo foi feito no antigo Aterro Sanitário do Parque Santa Bárbara, desativado em 1991 após a abertura do Aterro Delta A. A desativação desse aterro era uma reivindicação muito antiga dos moradores da região e que foi cumprido pelo então prefeito Jacó Bittar.


O aterro foi transformado em um parque com campos de futebol e ficava às margens da Rodovia Campinas-Monte Mor, perto do entroncamento das vias férreas da Fepasa.
Outra curiosidade dessa foto é o caminhão que está fazendo a descarga dos lixos. Era muito comum ver esses caminhões circulando pela cidade pois eram da Prefeitura de Campinas. Nessa época, a coleta era feita pela própria prefeitura nesses caminhões com esse cilindro armazenador no meio. Havia dois tipos: esse da primeira foto, que é maior, e tinha um caminhão com um cilindro menor (segunda foto), usado em bairros menos densamente povoados.
O serviço de coleta de lixo foi terceirizado durante o segundo governo de Magalhães Teixeira. Primeiramente foi para as mãos da Vega Sopave, depois passou pela Severo Villares, que mais tarde formou um consórcio com outras empresas e criou a EcoCamp, que depois virou Tecam e hoje tem o nome de Renova Ambiental.

Da Redação ODC.

Outras notícias