Os CMA Urbano da TUCA que vieram da CCTC nos anos 80

 Os CMA Urbano da TUCA que vieram da CCTC nos anos 80

Esses veículos fizeram história no transporte campineiro. O chamados CMA Urbano, encarroçados pela Cia. Manufatureira Auxiliar, da Viação Cometa, circularam pela CCTC – Cia. Campineira de Transportes Coletivos nos anos 80 e após a saída da empresa foram comprados pela TUCA – Transportes Urbanos de Campinas. Eram poucas unidades e quase todas elas frutos de reencarroçamento, já que os ônibus originais eram Ciferal Dinossauro da Viação Cometa. A carroceria rodoviária foi retirada e sobre o chassis Scania BR-116 foram montados esses ônibus urbanos. Apenas uma unidade foi encarroçada sobre o Scania K-112.

Eles foram encomendados pela CCTC para fazer as então novas linhas 3.60 e 3.70, que saíam do recém-inaugurado Terminal Barão Geraldo e eram as linhas troncais que levavam as pessoas que vinham dos bairros, paravam no terminal e tinham que ir para o Centro. O 3.60 terminava na Rodoviária e o 3.70 no Terminal Central. Na CCTC esses veículos tinham a cor vermelha com as letras em preto. Era o único modelo montado de acordo com o Projeto Padron, elaborado pelo governo federal como padrão para ônibus urbanos: motor traseiro, portas pantográficas, pisos emborrachados e bancos estofados.

Na TUCA esses carros circularam por várias linhas até serem desativados e muitos deles vendidos para motoristas clandestinos da capital paulista. E você, lembra desses ônibus nas ruas de Campinas?


Da Redação ODC.

Outras notícias