Túnel do Tempo | Os veículos que circulavam na linha 4.23 no início (atual 2.13)

 Túnel do Tempo | Os veículos que circulavam na linha 4.23 no início (atual 2.13)

O ODC traz mais uma foto da história do transporte coletivo urbano de Campinas. Esse Monobloco da Mercedes Benz, O-400UP, fez parte de um lote adquirido pela extinta Viação Santa Catarina (VISCA) em 1995. Esses carros já vieram na então nova pintura da gestão Magalhães Teixeira (cores do PSDB) e foram distribuídos entre as linhas da região do Campo Grande, recém repassadas pela extinta EMDEC (que passava a apenas gerenciar o transporte, na época por sinal muito bem gerenciado) e as linhas da região do Padre Anchieta.

Na foto, o carro está na linha 4.23, atual 2.13, operada hoje de forma compartilhada entre as empresas Itajaí e Campibus. Nessa época dessa foto, o ônibus estava inclusive sem placa e a linha 4.23 tinha acabado de ser criada, e hoje é uma das que mais transporta passageiros na cidade. Com a falência da VISCA cinco anos depois, esses O-400UP foram vendidos para diversas cidades, entre elas Brasília.

Os balaústres internos eram azuis e os assentos eram cinzas sem estofado. Um visual bastante “clean” no mais clássico padrão europeu da época. Foi o último monobloco produzido pela Mercedes-Benz no Brasil.


Da Redação ODC.

Outras notícias