Universidades públicas paulistas pedem parte de verba federal destinada ao Estado

26

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), que reúne Unicamp, Unesp e USP, fez um pedido ao Governo do Estado por um repasse de verbas.

O Governo Federal vai repassar uma verba ao Estado para o combate ao novo coronavirus e as universidades, que também estão na linha de frente, pedem parte do dinheiro.

A Unicamp já anunciou que vai fazer corte em seu orçamento deste ano. Os cortes deverão chegar a R$ 72 milhões ainda neste ano. A queda na arrecadação de ICMS, que é a principal fonte de dinheiro da universidade, é o motivo.

As universidades e o Estado já fizeram uma reunião na última quarta-feira, dia 06/05, para que fosse feito o pedido de parte dessa verba, porém ainda não há decisão a respeito do assunto.

O sindicato que representa os funcionários da Unicamp, como de praxe, reclamou dos cortes no orçamento e disse que a universidade deveria era pedir mais dinheiro para o Estado.

A Unicamp informou que é necessário um sacrifício de todos, tanto dos setores públicos quanto dos privados, para que haja os pagamentos dos salários de quem está trabalhando.

Da Redação ODC.

Fonte: G1

Leia também: Campinas registra o menor índice de isolamento social, mesmo com trânsito bloqueado