Uso de máscara passa a ser obrigatório em comércios de Campinas, mas alguns não cumprem

1604

O comércio de Campinas que está autorizado a trabalhar deverá atender apenas clientes que estiverem usando máscaras de proteção. Havia uma dúvida se a medida passaria a valer desde ontem ou a partir de hoje, mas o fato é que o material é obrigatório.

Ontem, dia 21/04, alguns comércios já começaram a atender somente clientes com máscara, que foi o caso do supermercado Enxuto. Dois dias antes foi enviado uma mensagem de texto para clientes cadastrados informando o início da obrigatoriedade em 21/04.

Já outros estabelecimentos não estão muito preocupados e nem os funcionários estão usando as máscaras, como é o caso de quase todas as padarias da cidade. Apesar de terem autorização para abrir, são poucas as que estão seguindo as normas.

Além dos funcionários não estarem usando máscaras, ontem houve atendimento normal a clientes sem o artefato, inclusive muitos idosos. Hoje o ODC vai voltar nos mesmos estabelecimentos para verificar se o decreto está sendo cumprido à risca.

O grande problema da prefeitura de Campinas é a fiscalização, pois não tem equipes suficientes para verificar todos os comércios que estão funcionando. Por outro lado, há reclamações sobre falta de máscaras para comprar.

Alguns comerciantes dizem que será difícil cumprir a determinação pois alguns clientes ainda não acharam máscaras para comprar. O problema maior está em grandes redes farmacêuticas que seguem sem máscaras. Já em locais menores há inclusive as máscaras de tecido, que são laváveis.

Caso o leitor conheça alguém que ainda não possui a máscara e está com dificuldade para encontrar, por favor entre em contato com o WhatsApp do ODC e informe para que a equipe possa ajudar.

Da Redação ODC.