Vacinação de idosos contra gripe em Campinas já começou em todos os postos de saúde da cidade

 Vacinação de idosos contra gripe em Campinas já começou em todos os postos de saúde da cidade

Foto: PMC

A vacinação de idosos contra a gripe em Campinas será feita a partir desta segunda-feira, 28 de março, nos centros de saúde. Nesta primeira etapa, estão sendo imunizadas as pessoas a partir de 80 anos. Não há necessidade de agendamento.

A ação integra a 24ª edição da Campanha de Vacinação contra Influenza, que teve início no sábado, 26 de março, no município. A próxima fase da campanha será divulgada posteriormente.

Este ano, a vacina trivalente protege contra os subtipos H1N1, H3N2 e a cepa B/Victoria.


Vacina contra a covid-19

Além da vacinação contra a gripe, a vacina contra a covid-19 também está disponível em todos os centros de saúde, sem necessidade de agendamento, para todos os públicos a partir dos 5 anos de idade.

A articuladora do Programa Municipal de Imunização, Chaúla Vizelli, esclarece que idosos a partir de 80 anos poderão aproveitar para receber a quarta dose da vacina contra a covid – desde que tenham tomado a terceira há ao menos quatro meses – e podem tomar simultaneamente com a dose da gripe. “Portanto, as pessoas que forem tomar vacina contra a gripe também podem receber a dose adicional contra a covid”, informou.

Campinas Vacina Mais

No último sábado, 26, na estratégia ‘Campinas Vacina Mais’, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou 839 doses de vacina contra a gripe e 3.502 doses contra a covid-19, em 20 centros de saúde, que ficaram abertos em todas as regiões da cidade. O objetivo foi vacinar contra a gripe pessoas com 80 anos ou mais e intensificar a imunização contra a covid-19 para todas as idades. Do total de vacinação contra a covid, 1.148 foram de primeira e segunda doses e, 2.354, de doses adicionais.

Mais de 2,6 milhões de doses contra a covid-19 já foram aplicadas em Campinas, segundo o Boletim de Imunização Covid-19. De acordo com o documento, 96,2% da população adulta está com o esquema vacinal completo. De 12 a 17 anos, 72,8% receberam a 1ª dose e 62,2% estão com o esquema vacinal completo. Em relação às crianças de 5 a 11 anos, segundo o último boletim, 49,3% haviam recebido a 1ª dose e 25,6% estavam com a imunização completa. O boletim é publicado às segundas-feiras.

Serviço

– Vacina contra a gripe – pessoas a partir de 80 anos
– 4ª dose da covid-19 – pessoas a partir de 80 anos
– Demais doses da vacina contra a covid -19 – para crianças a partir de 5 anos de idade, adolescentes, adultos e idosos

Local: todos os Centros de Saúde de Campinas, sem necessidade de agendamento

Para conferir os endereços e horários de funcionamento dos centros de saúde acesse https://saude.campinas.sp.gov.br/unidades.htm

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:  Linhas 403 e 499 terão mudança de itinerário a partir de segunda, 28/03 em Campinas

Outras notícias