Vandalismo retira de operação ao menos 7 ônibus metropolitanos por dia na região de Campinas

 Vandalismo retira de operação ao menos 7 ônibus metropolitanos por dia na região de Campinas

Foto: Divulgação

O transporte metropolitano da região de Campinas, feito pelas empresas do Consórcio Bus+, continua enfrentando problemas crônicos de vandalismo. Cerca de sete veículos sofrem algum tipo de vandalismo todos os dias. Ônibus novos que começaram a circular há cerca de um mês já contém pichações e já tiveram os estofados rasgados.

A situação é tão complicada que há passageiros que simplesmente passam estilete no estofado com o único intuito de estragar o veículo. Por conta disso, o ônibus tem que ser recolhido para manutenção, que na maioria das vezes é rápida, porém algum horário de alguma linha pode ser prejudicado pelo fato do coletivo estar fora de operação.

Alguns passageiros estão dando nós nos cintos de segurança que ficam nos espaços reservados a cadeirantes. O problema é que o coletivo só pode sair do ponto se o cadeirante estiver devidamente seguro com os cintos e para desatar esses nós os motoristas levam mais tempo, atrasando a saída. Outro problema é em relação à abertura das janelas dos ônibus com ar condicionado. O veículo acaba ficando mais lento e consumindo mais combustível quando o equipamento de ar está ligado e as janelas não estão fechadas.


A conscientização da população em relação à manutenção do bom estado dos veículos é importante para que todos tenham um transporte cada vez melhor, mas por causa de uma minoria, todos acabam prejudicados. E para piorar, esses gastos com manutenção que poderiam ser economizados acabam refletindo na tabela de reajuste da tarifa, que acontece uma vez por ano. Ou seja, ano que vem tem aumento maior por causa disso.

Da Redação ODC.

Outras notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *