Vantagens da computação em nuvem em pequenos e médios negócios

 Vantagens da computação em nuvem em pequenos e médios negócios

Desde sua criação a era digital passou por diversas fases. Com o avanço da tecnologia, houve (e há) cada vez mais a necessidade de manter os sistemas sempre “online” e acessíveis de qualquer lugar. Isso fez com que as empresas e pessoas passassem a armazenar os dados em grandes datacenters, criando aquilo que conhecemos como “a nuvem”. Essa tecnologia se tornou tão popular e acessível, que deixou de ser uma exclusividade de grandes empresas, e passou a ser de interesse de todos.

Os servidores em nuvem são servidores virtuais hospedados em um provedor que fornece toda a segurança do ambiente, tornando seu servidor disponível 24 horas por dia, e acessível de qualquer ponto com internet. Outra vantagem é a empresa poder terceirizar responsabilidade de manutenção de seus servidores para a empresa contratada, o que garante ao empresário mais tempo para investir em seus negócios.

Segundo pesquisa recente da Intel – nomeada, “Adoção de serviços de Cloud pelas PMEs brasileiras” – mostra que 33% das pequenas e médias empresas já iniciaram a transição para o uso da computação em nuvem. E dentre estas empresas, 62% citaram “economizar dinheiro” como motivo principal. Pois existe um elevado custo na aquisição de servidores, equipamentos de rede, manutenção de infraestrutura, custo com refrigeração (ar condicionado), energia elétrica, internet dedicada e mão de obra especializada. Quando você utiliza o servidor “na nuvem” tal custo é relativamente menor, além de ser de responsabilidade do provedor da nuvem.


A PRODB (www.prodb.com.br), empresa brasileira de computação em nuvem, fornece este serviço e auxilia empresas na transição de estrutura local para “nuvem”. E segundo Rafael Curi (CEO – PRODB), há uma demanda crescente de empresas buscando e migrando para este serviço, sendo possível encontrar diversos nichos de negócio, desde empresários de diversos portes até estudantes de técnologia. “A diferença é muito grande. Hospedando o serviço na nuvem o empresário conta com mais seguranaça, maior agilidade e ainda reduz custos.” comenta Rafael.

Com a economia, versatilidade e confiabilidade oferecida pela nuvem, é possível perceber uma tendência de migração de servidores locais para a nuvem, tecnologia bem disseminada e com capacidade de atender a todos os mercados.

Outras notícias