Viação Transacreana assume transporte de Piracicaba; Conheça o dono da nova empresa

613

A cidade de Piracicaba terá uma nova empresa operadora no transporte coletivo urbano a partir deste sábado, dia 16/05. O contrato emergencial foi assinado com a Viação Transacreana Ltda, de Rio Branco/AC.

A empresa, de propriedade do empresário Fernando Lourenço, assumirá os mesmos itinerários feitos hoje pela Via Ágil, uma sociedade liderada pela Viação Piracema e que pediu rompimento amigável de contrato.

A Via Ágil estava operando na cidade desde 2014 mas pelo menos há 4 anos enfrentava dificuldades financeiras e com a pandemia do novo coronavirus, não conseguiu manter as operações.

O contrato com a Viação Transacreana é válido por 180 dias, período em que deverá ser feita uma nova licitação para o setor de transportes na cidade.

A Transacreana já opera linhas rodoviárias há pelo menos 10 anos, porém sua história começou em 2004, quando Fernando comprou seus primeiros dois ônibus para fazer um fretamento para um frigorífico na cidade de Boca do Acre. Mais tarde entrou no transporte escolar com seis ônibus.

Os veículos que serão usados temporariamente em Piracicaba foram financiados pelo Banco Caruana e inclui unidades com ar condicionado que vão ser agregados à frota assim que a quarentena for sendo relaxada e a operação for normalizada.

Ao contrário do que foi dito em alguns sites, a Viação Transacreana não tem qualquer ligação com empresas do Grupo Belarmino. Houve apenas a compra de alguns veículos do grupo, em uma transação comercial normal.

LINHAS RODOVIÁRIAS

No início deste ano, a empresa Transacreana foi contemplada com mais três linhas interestaduais: Rio Branco/Manaus, Uberlândia/Guarulhos, Sorocaba/Rio de Janeiro e comprou mais quatro veículos tipo DD. Em caráter excepcional, iniciou em janeiro o atendimento das linhas Rio Branco/Projeto Caquetá/Rio Branco e Rio Branco/Porto Alonso/Rio Branco, pois a empresa que era detentora da autorização teve o contrato suspenso.

Da Redação ODC.