O Centro de Campinas continua abandonado apesar dos esforços da prefeitura em tentar resolver o problema local. Lojas fechando, pedestres sumindo e transporte ineficiente ajudam a fazer da região quase um ponto de zumbis.
O ODC lista agora 10 motivos pelo qual as pessoas deixaram de frequentar o Centro para fins comerciais ou de passeio, algo que era muito comum há pelo menos uma ou duas décadas atrás:
1 – Presença persistente de pessoas em situação de rua
Apesar da maioria não incomodar os transeuntes, há alguns que insistem na mendicância, incomodando quem está de passagem. Isso inibe que outros voltem.
2 – Sujeira
Com o grande número de pessoas em situação de rua presentes nas vias do Centro, o local acaba ficando cada vez mais sujo, com excrementos em portas de lojas, restos de marmitex espalhados e cheiro forte de urina.
3 – Sensação de insegurança
O pouco policiamento faz com que as pessoas tenham uma persistente sensação de insegurança, o que leva potenciais clientes para os shoppings, que são fechados e mais seguros.
4 – Internet
Com a facilidade das compras pela internet, as pessoas deixaram de visitar lojas físicas e passam a fazer seus pedidos pelas lojas online, e recebendo comodamente nas suas casas.
5 – Transporte ruim
Antigamente as pessoas iam para o Centro de ônibus fazer compras, sobretudo aos sábados. Hoje, mal tem ônibus circulando e os poucos que rodam, acabam quebrando ou são muito velhos e sujos. Isso afasta as pessoas desse sistema logístico.
6 – Abordagens inconvenientes
Para tentar atrair clientes, muita gente coloca “puxadores” nas portas das lojas, insistindo para que os transeuntes entrem nos estabelecimentos ou façam cartões de crédito, e isso mais afasta do que atrai cliente.
7 – Fechamento de lojas históricas
Muitas lojas que tinham suas principais unidades no Centro fecharam as portas nos últimos anos, fazendo as pessoas perderem o interesse de visitarem a região. As Lojas Americanas mesmo ainda atraía muita gente para o Centro. Com seu fechamento, o esvaziamento foi certeiro.
8 – Falta de saneamento
Apesar da instalação de sanitários públicos, mais usado por pessoas em situação de rua do que por clientes das lojas, ainda falta mais saneamento, como mais banheiros públicos, bebedouros e outros atrativos que há nos shoppings.
9 – Estacionamentos abusivos
Quem vai de carro, acaba ficando à mercê de vários estacionamentos que cobram valores abusivos para guardar carros. Não que os shoppings tenham valores baixos, pois alguns beiram à extorsão, mas faltam estacionamentos públicos e devidamente regulamentados. O projeto existe, mas o lobby é mais forte.
10 – Falta de pontos adequados de alimentação
Apesar da presença de alguns fast food famosos, ainda faltam restaurantes ou pontos de alimentação adequados em alguns locais. Não há lugares que vendem doces, como padarias e confeitarias, pois as que tinham já fecharam, e ultimamente nem um simples salgado é possível comprar em pontos fixos, apenas em quiosques.
E você, o que acha? Melhorando isso, será que dá para voltar ao Centro?
Da Redação ODC.
Leia também: História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 16)





