Coluna da Cidade

Coluna de política escrita por
Gilberto Beaumont

  • Lula em Campinas, Dário passa vergonha e os atrasos constantes na cidade

    PRESIDENTE
    Na última quinta-feira o presidente Lula esteve em Campinas para fazer anúncios de investimentos na cidade. Lula passou também por outras cidades da região e fez inauguração de obras federais. Por aqui entregou mais um trecho do BRT, que teve verba majoritariamente federal.

    CONSTRANGIMENTO
    Durante o discurso, Lula deu um puxão de orelhas no prefeito Dário Saadi, que sempre pede verbas mas não apresenta projetos para tal. Lula disse que ele não tem problemas para enviar dinheiro para Campinas, mas que precisa ter projeto para apresentar.

    VAIAS
    Com uma platéia majoritariamente petista, Dário Saadi foi sistematicamente vaiado. Lula precisou intervir e pedir respeito. Saadi é do Republicanos, mesmo partido do governador Tarcísio de Freitas, que nos últimos dias teve algumas rusgas com o presidente.

    PROJETOS?
    Três importantes projetos da cidade foram aprovados para receber verbas federais: os terminais Amarais e Campo Belo, e as estações do BRT no Corredor Central. O problema é que a prefeitura tem o hábito de fazer projetos genéricos e só depois iniciar o executivo. Essa forma de trabalho, que costuma atrasar as obras, geralmente vem do mandatário da pasta de Infraestrutura.

    BAGUNÇA
    Não se sabe até o momento o motivo pelo qual o mandatário da Infraestrutura tem essa forma de trabalho, deixar os projetos finais para depois da licitação e escolha da empresa que executará a obra de forma efetiva. Isso já mostrou-se ineficiente e um fator decisivo para os atrasos constantes em tudo que está sendo feito.

    MERCADÃO
    Um dos exemplos de problemas é a reforma do Mercado Municipal. As obras estavam previstas para serem finalizadas antes do aniversário da cidade, que será comemorado na semana que vem. Ainda há muito por fazer, porém a Infraestrutura já resolveu se defender antes que fosse criticada: o piso apresentou problemas durante a execução da obra, e por isso precisou de mais tempo.

    DESCULPAS
    Essas desculpas são típicas e tudo vem da mesma equipe. Outro exemplo é o atraso sistemático nas obras do BRT, que já teve o prazo prorrogado várias vezes. Pelo contrato firmado com a empresa que deve terminar o trecho final do Corredor Ouro Verde, as obras deveriam ser finalizadas neste mês, mas como ainda há muito por fazer, há uma cláusula que prorroga o prazo por mais três meses, ou seja, final de outubro. Será que desta vez tudo ficará pronto até lá?

    RABO PRESO
    Mesmo com esse monte de obra atrasada, o prefeito Dário Saadi ainda mantém no governo uma pessoa que não consegue cumprir prazos e ainda dá as desculpas mais sem pé e nem cabeça para justificar. Em qualquer governo sério, o mandatário da Infraestrutura já teria sido substituído, mas aqui em Campinas parece que há uma velha política do “rabo preso”.

    HORRORES
    As campanhas antecipadas (e irregulares) para a Câmara Municipal continuam. O “melhor” é que algumas particularidades de determinados candidatos começam a aparecer. Há quem é acusado de violência doméstica, outro por rachadinha com seus assessores, outro por desviar dinheiro de shows…

    PARA FINALIZAR
    A matéria do ODC sobre as catracas do BRT escancarou um grande problema no transporte público da cidade: o passageiro. Muitos acham normal evadir tarifa (o que configura crime) simplesmente pelo fato do transporte ser ruim. Se for assim, então poderemos quebrar uma padaria porque o pãozinho sai ruim.

    publicado em


  • E a entrevista do prefeito? Será que pegou mal? Vejam os destaques da política na semana

    INAUGURAÇÃO
    O Novo Terminal Mercado já está aberto para a população. A inauguração aconteceu neste sábado com a presença de toda a cúpula da prefeitura e da Emdec. Espera-se que seja um espaço aberto para toda a comunidade, obviamente que desde que a pessoa vá usar o transporte.

    MENDICÂNCIA
    Os terminais de ônibus do Centro de Campinas viraram um espaço de mendicância, sobretudo os abertos. Com o controle de acesso no Terminal Mercado, isso deverá se reduzir bastante, ou transferir o problema para os portões de acesso.

    CICLOVIAS
    Na última semana foram inauguradas novas ciclovias e ciclorrotas para os ciclistas da cidade. O problema é que tais faixas são subutilizadas e não há qualquer incentivo para o seu uso. No fim fica apenas um pedaço de asfalto pintado de vermelho.

    PASSEIO
    As faixas do BRT ainda são indevidamente utilizadas por pessoas que andam com seus cachorros, bicicletas ou então simplesmente fazendo atividades físicas. O problema é que a faixa do BRT é para ônibus e não para as pessoas transitarem. Isso poderá em breve causar uma tragédia e a culpa, mais uma vez, recairá sobre o ônibus.

    ENTUPIDO
    A prefeitura de Campinas está entupida de assessores comissionados para todos os lados. E isso não é culpa deste governo, é algo já histórico. Se entrar outro prefeito, vai continuar entupido, só que com gente de outros partidos.

    ESTADO
    O mesmo acontece com os órgãos públicos do Estado. Depois de 24 anos de PSDB no comando de São Paulo, o partido mudou, mas o comissionamento continua o mesmo, só que com pessoas diferentes. E o dinheiro público indo pelo ralo.

    CAMPANHA
    Há vereadores que continuam fazendo campanha antecipada, mas o Ministério Público fecha os olhos para isso. Alguns andam até com banners em eventos públicos, como se fosse donos deles. E as lideranças de bairro, de olho em um carguinho futuro, dizem que está tudo bem.

    PEGOU MAL
    A entrevista do prefeito Dário Saadi ao repórter Barba Azul pegou mal entre muitos munícipes. Apesar de toda a descontração e liberdade para falar de vários assuntos, Dário passou a impressão de estar um pouco desconectado da realidade.

    ASSESSORIAS
    Infelizmente Dário parece que não está sabendo que muita coisa que acontece na cidade. Mas isso não é “privilégio” só dele. Outros candidatos falam como se morassem a 2000 quilômetros da cidade. Será que as assessorias não estão trabalhando direito?

    PARA FINALIZAR
    O papo furado da tarifa zero no transporte público está contaminando a pré-campanha de alguns vereadores. Prestem atenção nas palavras que são sempre vazias e nos cálculos que quase estão sempre errados. Por mais absurdo que esse povo fala, muita gente acredita. Cuidado!

    publicado em


  • E a licitação do transporte? Obras atrasadas em Campinas e muito mais!

    PARADO
    Parece que tudo segue parado na Emdec. Sem novidades no setor de transportes, a inauguração do novo Terminal Mercado ficou para daqui uma semana, para dar a impressão que alguma coisa está sendo feita no setor. E a licitação?

    FALANDO EM LICITAÇÃO…
    A falta de compromisso da prefeitura de Campinas com o transporte público de qualidade empurra a licitação do setor cada vez mais para frente. O atual mandatário do Palácio dos Jequitibás assumiu o cargo há três anos e se mostrou tão enrolão quanto o seu antecessor.

    ESPERANÇA
    Quando houve troca no comando da prefeitura, a esperança era de que a licitação do transporte finalmente saísse do papel, pois na gestão anterior foram três anos de enrolação. Já estamos no final do atual mandato e nada. A falta de respeito com a população é gritante.

    ATRASO
    O novo Terminal Mercado será inaugurado com quatro meses de atraso. Anunciado em outubro do ano passado, a previsão era de que tudo estaria pronto em quatro meses, porém a entrega acontecerá apenas oito meses depois do início das obras.

    COMUM
    Atrasos nas obras tem sido algo comum no atual governo municipal. É só ver as placas das obras das novas creches que a prefeituta está divulgando com tanta pompa. Prevista para ficar pronta em 15 meses, a creche da Avenida Ruy Rodriguez teve início em janeiro de 2023. Já estamos quase em julho e ainda há gente trabalhando no local.

    SEM LUZES
    Depois de uma divulgação massiva, a tal semana de inovação da prefeitura que ocorreu no antigo Prédio do Relógio, no pátio ferroviário, parece já ter caído no esquecimento. Não se toca mais no assunto, as luzes apagaram e o evento morreu. Visitada em sua maioria pelos famosos integrantes da “elite do atraso” da cidade, a semana de inovação tentou forçar a inclusão de Campinas num rol de cidades inovadoras e tecnológicas, mas parece que não deu muito certo.

    BURAQUEIRA
    Incluir Campinas entre cidades inovadoras e altamente tecnológicas é no mínimo curioso. A cidade não consegue nem manter os postes dos corredores BRT acesos e nem tampar os buracos das ruas, quem dirá ser inovadora em algo. A turma do marketing da prefeitura é ruim demais, foca-se em coisas elitistas e esquece sempre de quem mais precisa.

    MORREU
    Falando em assunto morto, depois que fica tudo seco a prefeitura esquece dos pontos de alagamento da cidade. Quando há a tradicional chuvarada, todo mundo vai para as câmeras falar o de sempre: precisamos de verbas para obras contra as enchentes. O assunto morre aí, acaba o tempo de chuva e tudo é esquecido. No ano que vem, as chuvas voltam, alaga e arrasta tudo, e os mesmos vêm com a maior cara lavada repetir o mesmo discurso.

    MAL ACOSTUMADO
    Muitos moradores de bairros mais afastados do Centro acabaram ficando reféns de vereadores por conta de pedidos de melhorias. Notem que é muito comum encontrar pessoas que falam com o “maior orgulho”: “vou falar com o vereador tal para resolver isso”. Os vereadores estão pouco se importando com as demandas, eles querem mesmo é o voto dessas pessoas, que acham que estão sendo bem atendidas.

    PARA FINALIZAR
    Os “TBTs” da prefeitura nas redes sociais são bem engraçados. Fotos completamente aleatórias e sem conexão com a cidade são publicadas provavelmente pela mesma equipe ruim de comunicação. A cidade tem vários acervos históricos e extremamente ricos que estão escondidos e que a prefeitura poderia trabalhar em cima, mas prefere pegar fotos já batidas e cansadas de serem vistas para fazer um “tbt”. É a preguiça da equipe de marketing.

    publicado em


  • Inovação para ricos, terminal quase lá, prefeito no ônibus? Veja a política na semana

    NOVO TERMINAL
    A inauguração do Novo Terminal Mercado, ou Terminal 1, deverá acontecer no máximo dentro de duas semanas. De acordo com interlocutores, os preparativos finais já estão sendo realizados. É sempre importante ressaltar que a obra está atrasada e deverá ficar pronta quase o dobro do tempo previsto inicialmente.

    INICIATIVA PRIVADA
    A reforma do novo Terminal Mercado no Centro de Campinas foi feita por uma grande construtora que tem vários empreendimentos na cidade. A obra é uma contrapartida por um desses empreendimentos.

    FÉRIAS AMERICANAS
    O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, está curtindo suas férias em Nova York. Com o transporte de pernas pro ar em Campinas, nada melhor do que tirar férias em meio à bagunça para “relaxar”.

    FEIRAS
    Tem gente que está querendo tomar conta de serviços públicos como se fosse proprietário deles. Um exemplo são as feiras noturnas, que acontecem diariamente em vários pontos da cidade. Se alguém teve a iniciativa de fazer, é da municipalidade pois foi no exercício da função. Agora, dizer que é dono do serviço é no mínimo estranho.

    BURAQUEIRA
    A cidade já está parecendo a superfície da lua, de tanta buraqueira que tem para todo lado. É uma enorme falta de respeito com quem paga os impostos e ainda precisa gastar com mecânico pois quase sempre acaba-se caindo em alguma cratera nas ruas de péssima qualidade.

    INOVAÇÃO?
    A prefeitura de Campinas dedicou todo o seu esforço para divulgar uma feira de inovação que foi realizada no chamado “prédio do Relógio”, no pátio ferroviário. Como sempre, a mesma patota compareceu, muitos políticos, a turminha da elite do atraso da cidade, e o povão mesmo, de fora.

    É MEMO?
    Apesar de aberto ao público, a prefeitura não fez muita questão de querer o povão dentro da feira de inovação. Queria mesmo era a turma da grana para divulgar tudo em stories através de celulares caríssimos. Talvez aí esteje a “inovação”: continuar segregando a população ao invés de unir toda a cidade.

    ÔNIBUS PARA POBRES
    O ODC está fazendo um trabalho legal com divulgação de fotos antigas da cidade de Campinas em seu Instagram, e nesta semana foi publicada uma com o saudoso prefeito Magalhães Teixeira descendo de um ônibus em uma via de terra. Houve quem questionasse se o atual prefeito faria o mesmo. Como provavelmente ele acha que ônibus são para pobres, jamais faria isso.

    SOMENTE VERDADES
    Um grande exemplo é o BRT, que continua com a sua operação improvisada. Desde o início da operação, não se viu o prefeito de Campinas dar uma volta sequer. Sempre é a turma da Emdec que vai. Qual será o medo?

    FINALIZANDO
    A campanha eleitoral antecipada continua, e ninguém faz nada para barrar isso. Um cidadão teve a audácia de dizer que é um dos que mais cresce nas redes, mas tem apenas postagens pagas. De onde será que vem o dinheiro?

    publicado em


  • Abandono, sujeira e promessas vazias. A Campinas da eleição vai se aproximando

    SEM GRAÇA
    Os vídeos da prefeitura de Campinas ainda não conseguem atingir seu principal objetivo: o grande público. Sem graça, com apresentação sem qualquer carisma e com simulações muito ruins, o povo da periferia não consegue gostar de nada que é postado. Falta muito para a atual administração deixar a pexa de elitista e falar a linguagem de quem mais precisa.

    PESQUISAS
    As primeiras pesquisas eleitorais sobre Campinas mostram uma realidade bem diferente do céu de brigadeiro que a prefeitura estava projetando. Apesar de ainda estar liderando com folga em algumas pesquisas, o prefeito Dário Saadi aparece com margem apertada em algumas outras. Isso liga o alerta para a campanha que ainda nem começou.

    DE LADO
    A população já está sendo deixada de lado em alguns setores da prefeitura. Os políticos já estão quase todos indisponíveis, tudo por conta das pré-candidaturas a vereador. Todo mundo quer parecer legal ao lado dos novos “colegas” de partido, mas os encontros com a população ficaram para trás. Mas a hora de pedir voto ainda vai aparecer.

    ABANDONO
    Algumas estações do BRT estão parecendo uma floresta, de tanto mato que tem. A jardinagem está sendo feita por equipes contratadas pela prefeitura, mas apenas em alguns pontos. Em outros a bagunça ainda reina e há muita estação bastante encardida, com vidros tão sujos que quase não dá pra ver qual o ônibus que se aproxima. Lamentável.

    PISO
    Falando em BRT, é sempre comum ver um pessoal andando com uns aspiradores de pó cromados dentro dos ônibus do BRT. São os responsáveis pela limpeza das estações, tirar o encardido dos vidros e manter o piso limpo. Só que nem em todas esse trabalho é feito. No começo tudo ia muito bem, mas o relaxo já é bem visível em vários cantos.

    TELEVISÃO
    As propagandas da prefeitura de Campinas são muito comuns nas redes sociais, mas quase não se vê materiais na televisão aberta. Isso é algo estranho pois o maior público da cidade ainda está na TV aberta. Muita gente ainda assiste porém todos estão sendo deixados de lado pelo ‘excelente’ marketing da prefeitura. Parece até que o setor é comandado por quem joga contra.

    TODO MUNDO SABE
    É incrível como todo mundo sabe que é proibido fazer campanha eleitoral antecipada, porém os vereadores que tentarão a reeleição não estão nem aí para isso, sobretudo parte dos governistas. Alguns estão fazendo campanha deliberadamente, mostrando coisas que nem fizeram mas acham que ainda conseguem levar algum voto a mais por aquilo. E ninguém faz nada.

    DOUTOR ÓBVIO
    Falando em campanha antecipada, há pré-candidatos prometendo ou dando chilique por coisas óbvias. Há alguns que estão “prometendo” melhorias no sistema de bilhetagem do transporte público da cidade, algo que inclusive já foi aprovado pela Câmara e está aguardando apenas a licitação do setor para poder entrar em vigor. Isso essas pessoas não falam.

    HOSPITAL?
    Outros estão na tal campanha de “novos hospitais” na cidade. Tais campanhas são de uma irresponsabilidade tamanha pois esses candidatos acham que operar um hospital é como manter um postinho de saúde. A estrutura é caríssima e o SUS quase sempre falha. Um exemplo é o Ouro Verde, que tem um hospital mas que funciona de forma bem meia-boca.

    PARA FINALIZAR
    A prefeitura ultimamente só fala na tal feira de inovação, que vai acontecer nesta próxima semana. Tudo está sendo feito como se Campinas fosse a capital mundial do conhecimento e da vida digital. Está se achando o ‘vale do Silício caipira’. A cidade não consegue nem tapar os buracos das ruas, quem dirá ser avançada em alguma coisa.

    publicado em


  • Números estranhos, cidade com céu de brigadeiro (?) e campanha antecipada. A Campinas, por Gilberto Beaumont

    POLUIÇÃO VISUAL
    Nós fomos procurar saber se a invasão de placas de publicidade de vereadores, deputados e prefeituráveis que acontece em várias cidades da nossa região é legal ou ilegal perante o Tribunal Superior Eleitoral. Para nossa tristeza, todo esse monte de lixo que estamos vendo pelas ruas é autorizado. Como não há número de urna, não caracteriza propaganda antecipada. O que é uma pena.

    ESCAPOU
    Paolla Miguel (PT) escapou da Comissão Processante que foi instaurada por causa daquele show medonho e sem qualquer propósito em Barão Geraldo. Os integrantes da comissão entenderam que a punição era “dura demais” para algo que não aconteceu dentro do Legislativo. Faz sentido.

    FARRA DAS EMENDAS
    A quantidade de emendas impositivas para shows este ano aumentou drasticamente. A coluna fez um levantamento informal, mas vai trazer mais detalhes em breve. Isso também não é por acaso. Os shows que estão sendo pagos com o dinheiro da prefeitura trazem, em muitos casos, a menção ao vereador que obrigou a realização dele, com banners e outras coisas colocadas “estrategicamente” nos locais do eventos — esses banners não são pagos pela administração, é bom que se diga.

    MATERNIDADE COM NOVA ADMINISTRAÇÃO
    Era uma pedra cantada que a imprensa toda sabia, e PUC e Maternidade escondiam: a entidade que mantém o Hospital PUC-Campinas (antigo Celso Pierro) vai também administrar a Maternidade de Campinas, em um acordo para salvar a maternidade de uma dívida imensa e poucos recursos que entram. A negociação durou meses, e foi divulgada nesta semana. É uma ponta de alívio para a instituição centenária, por onde nasceram mais de 80% dos campineiros.

    CONIVÊNCIA
    A Emdec está trabalhando fortemente para poder eleger o maior número de vereadores possíveis, tanto que esqueceu da gestão do transporte e do trânsito da cidade. Quase nenhuma novidade tem saído nos últimos meses, muito menos no âmbito do BRT, que segue com sua operação improvisada e não por culpa das empresas, mas sim da gestão do transporte na prefeitura.

    ESCURIDÃO
    Falando em BRT, continua a escuridão em vários trechos do BRT, sobretudo no Corredor Campo Grande. O furto de cabos é praticamente um ato diário promovido por bandidos usuários de drogas. Os vigilantes particulares contratados pela Emdec não dão conta de atender todas as ocorrências pois acontece a todo momento. A Emdec só descobre o furto quando as estações ficam sem eletricidade e os postes, totalmente apagados.

    BURAQUEIRA
    A prefeitura tem feito uma campanha para divulgar o quanto recapeou de ruas em Campinas, porém o número é bastante pequeno se for considerar a proporção anual. Considerando 160 quilômetros de vias recapeadas em quatro anos, são 40 quilômetros por ano. Seria praticamente o mesmo que recapear apenas os corredores BRT e deixar a cidade inteira na buraqueira de sempre.

    CRIMINALIDADE
    A nota da prefeitura sobre a redução na criminalidade em Campinas soou como estranha. Os índices apresentados que dizem respeito aos quatro primeiros meses deste ano são pífios. A maioria dos crimes tiveram redução inferior a 1%, ou seja, é praticamente o mesmo que ter 100 carros roubados no período, e no ano seguinte ter “apenas” 99 crimes desse tipo. É importante considerar diversas variáveis, como um número maior de feriados neste ano e menos pessoas circulando nesses dias.

    COLETA
    A população precisa deixar a preguiça de lado e começar a levar os sacos de lixo nos contêineres colocados em vários bairros da cidade. No último mês de abril foram colocados contêineres em dezenas de bairros para facilitar a coleta mecanizada de resíduos, porém ainda tem gente que coloca seu saquinho de lixo na porta de casa ou na lixeira pois não quer colocar no contêiner que fica 20 metros pra cima ou pra baixo. Se a população não fizer a parte dela, aí fica difícil depois ficar cobrando as coisas da prefeitura.

    FINALIZANDO
    A ideia de levar as campanhas de vacinação para os terminais de ônibus foi muito boa. Parceria entre as secretarias de saúde e de transportes de Campinas vai levar vários imunizantes para os três terminais de maior movimento da cidade para facilitar o acesso da população. Muitas vezes na correria do dia-a-dia fica difícil dar uma parada para se vacinar em um posto de saúde. Agora, não tem desculpa: passou pelo terminal, é só procurar a equipe e se imunizar. Sua saúde agradece.

    publicado em


Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré