20 mil mudas foram plantadas em um ano na cidade de Campinas

·

·

·

Tags:

A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), que administra a Mata de Santa Genebra, comemora a marca de 20 mil mudas plantadas no período de um ano, em Campinas, durante 2022. A ação faz parte do Projeto Gênesis – Construtores de Florestas Urbanas, que tem como objetivo envolver a sociedade na conservação da biodiversidade, aumentar e recuperar as áreas florestadas.

As iniciativas do projeto envolvem plantio de mudas nativas, educação ambiental, capacitação, reintrodução de espécies de fauna nativa na Mata de Santa Genebra e geração de renda.

Também em 2022, foram produzidas 11 mil mudas nativas no viveiro de mudas da FJPO.

Regeneração

Os plantios foram realizados com mudas de espécies nativas e frutíferas da Mata Atlântica em diversos locais do município, em Áreas de Preservação Permanente (APP), como as matas ciliares do Rio Atibaia, do Ribeirão Anhumas, corredores ecológicos, as áreas de conectividades, parques, praças e escolas estaduais, municipais e na universidade PUC-Campinas, onde foi iniciado um projeto de reflorestamento e educação ambiental com alunos, professores e técnicos da FJPO, no Campus I.

O presidente da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), Cidão Santos, destaca o apoio recebido do prefeito Dário Saadi ao trabalho que envolve a equipe técnica de biólogos da FJPO. “Agradeço principalmente ao prefeito, que nos apoia muito, é um grande ambientalista e o nosso parceiro”, diz Cidão.

As ações também contam com o apoio de Rogério Menezes, secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e do secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.

Segundo o presidente da FJPO/Mata de Santa Genebra, outro parceiro importante neste projeto é o presidente da Sanasa, Manuelito Pereira Magalhães Júnior, “que tem feito o plantio das matas ciliares no projeto do Jardim São Fernando, das nascentes do Ribeirão Anhumas e do Rio Atibaia”.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Busca por procedimentos estéticos cresce no verão